Foram escolhidos os quatro queijos na etapa regional do Sudoeste do concurso estadual de queijos artesanais realizada em Francisco Beltrão sexta-feira, 20, durante o 8º Encontro Interestadual de Mulheres Rurais e 4º Encontro Estadual de Jovens, no Marabá Centro de Eventos.

Os jurados Andrea Badaró e Fabiane Cislaghi, professores do curso de engenharia de alimentos da UTFPR de Beltrão; Cristophe de Lannoy, engenheiro agrônomo da Cooperiguaçu; e Clóvis Dorigon, pesquisador da Epagri-SC, avaliaram 41 queijos de 17 municípios da região.

Os jurados avaliaram o sabor, aroma, consistência, textura, cor e a apresentação dos produtos. Foram selecionados os produtos dos queijeiros Altair Renato Bach, de Santa Izabel do Oeste; Cleci Polidoro, de Verê; Jacob Klein, de Salgado Filho; e de Roseli Martinazzo (família Martinazzo), de Itapejara D´Oeste.

Para competir, todos os queijeiros que participam das etapas regionais têm de cumprir alguns requisitos como produzir o queijo de bovinos oriundos do próprio estabelecimetno, aplicar boas práticas de ordenha e de sanidade dos animais, boas práticas de processamento do queijo, fabricar o produto sem o uso de aditivos artificiais, que tenha no mínimo de 20 dias de maturação e pode ser usado leite cru ou pasteurizado.

Reni Denardi, engenheiro agrônomo da Emater, destacou a importância de valorizar esta produção artesanal paranaense. "O objetivo é identificar e promover a produção destes tipos de queijos, mostrando as suas virtudes, valorizando a tradição, a cultura e o saber fazer destes queijos, porque eles podem inclusive, além de elevar a autoestima destes queijeiros e queijeiras, a maior parte são mulheres que fazem de uma forma bem artesanal, também fazer com que isso seja um diferencial de mercado em termos de valorização, pra que estes queijeiros possam conseguir alguma vantagem em termos de venda".

Estão programadas outras etapas regionais para a escolha de queijos que vão participar do concurso estadual programado para 2018, mas ainda sem data e local definidos. A intenção é levar os vencedores de todas as regiões para uma viagem técnica. Reni, no entanto, disse que não está definida a região para onde será a viagem destes queijeiros.

O concurso é organizado pela Emater, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Ministério da Agricultura e Pecuária e Unicafes-PR.

Foto: Os jurados Clovis, Fabiane, Cristophe e Andrea.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Flávio Pedron/JdeB