Termina nesta sexta-feira, 20 de outubro, três eventos empresariais simultâneos em Foz do Iguaçu: Congresso Empresarial, Convenção Anual da Faciap e 4º Fórum CACB Mil, todos iniciados na quarta-feira, 18, e organizados em parceria com a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) e a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).

Caravanas de todo o País estão presentes, entre elas representantes de Associações Empresariais (ACEs) vinculadas à Cacispar (Coordenadoria das Associações do Sudoeste) – Dois Vizinhos, Barracão, Planalto, São Jorge do Oeste, Itapejara do Oeste, Pato Branco, Capanema, Realeza e Saudade do Iguaçu.

Durante os três dias, mais de 1.500 empresários debatem empreendedorismo, negócios e inovações em gestão. “É um grande evento de nível internacional, com a presença de representantes de mais sete países. Isso tudo dá uma boa repercussão em termos de associativismo, devido a troca de experiências”, comenta Jair dos Santos, presidente da Cacispar.

Contudo, Jair ressalta que público poderia ser ainda maior. “Quem participa sai com novas perspectivas, sai fortalecido. Este ano fomos com uma das maiores caravanas do Sudoeste para participar da convenção. Tenho que parabenizar aos presidentes de associações empresariais e representantes do conselho da mulher. E também agradeço a Aline Matiuzzi [secretária executiva da Cacispar] pelo empenho em convidar a região para participar. Quando tem esses eventos, não devemos pensar o que traz para o lado pessoal, mas o que pode agregar para o Sudoeste”, afirma Jair.

Mais proximidade dos líderes
Jair entende que, por meio desse evento em Foz, fica evidente a importância de os representantes do associativismo paranaense estarem mais próximos para tomar as decisões empresariais. “Penso que temos condições de multiplicarmos e compartilharmos esse conhecimento e buscar a melhora para o nosso País, não podemos ficar só esperando”. Carlos Manfroi, vice-presidente da Cacispar, avalia positivamente o formato do convenção, que “foi abrilhantado com CACB Mil, tendo diversas lideranças de todo o Brasil.

Tem muito ainda a mudar
Para a presidente da Cacispar Mulher, Rosane Budine, o evento comprova que o Paraná e Brasil tem muito para conquistar. “Mas o nosso sistema Faciap está no caminho certo. Tivemos o relato da Presidente Nacional do Conselho da Mulher Empresária [Neiva Kieling] sobre o incentivo à continuidade do trabalho para a cada dia incluir e empoderar as mulheres empreendedoras do nosso meio”.

Rosane destaca a participação da empresária Noeli Bazanella, da Indústria de Alimentos Doce D’ocê, de Chopinzinho. “Ela apresentou um case de sucesso da nossa coordenadoria, representando muito bem as empresas do Sudoeste”.

Foto: Caravana do Sudoeste representando centenas de empresas em Foz.


Fonte: FONTE: rbj.com.br | FOTO: Divulgação