Na manhã de ontem, 19, um temporal provocou estragos em várias cidades da região. É a terceira tempestade que atinge o Sudoeste do Paraná em três semanas. Desta vez, a chuva forte e os ventos provocaram danos em Pato Branco, Mariópolis, Realeza, Santa Izabel do Oeste, Ampere, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Nova Esperança. A chegada da frente fria foi precedida de um calor intenso na quarta-feira, 18, e os institutos meteorológicos alertaram para a possibilidade de nova tempestade na região.

Em Pato Branco, na zona sul - Avenida Tupi - uma loja de materiais de construção teve os vidros arrancados, e os estilhaços se espalharam pela calçada em frente. No Bairro Santo Antônio, na Rua do Príncipe, árvores não resistiram aos fortes ventos e foram parar no meio da rua. Cabos de energia elétrica também romperam e casas foram destelhadas.

Foram registrados estragos também nos bairros La Salle, Bortot e Vila Esperança, este último também atingido no último vendaval. No residencial Alexandres, os moradores também registraram estragos e no Parque do Som várias casas foram destelhadas e fios elétricos se romperam.

A Rádio Celinauta ficou quatro horas fora do ar porque os fios elétricos da rede que alimenta a emissora se chocaram com o vento, provocando um curto circuito que queimou válvulas e peças importantes de seus transmissores. O engenheiros da emissora trabalharam duro para restabelecer o sinal com a troca das peças danificadas.

Segundo a Comissão Municipal de Defesa Civil, foram atingidos 27 imóveis pela tempestade.

Tempestade na região
Em Francisco Beltrão, uma árvore caiu sobre os cabos da rede de energia elétrica e três telhas de polietileno foram arrancadas no espaço multiuso - feira do produtor - no Calçadão Central. A estação meteorológica do Instituto Simepar registrou ventos de 75 quilômetros por hora na cidade.

No município de Ampére, conforme informações da Rádio Ampére, uma casa na cidade e outra no interior foram danificadas pelo temporal. De manhã, um raio atingiu a antena da Rádio Interativa FM e danificou o transmissor e a parte elétrica. A emissora saiu do ar. O pessoal da assistência técnica trabalhou durante o dia para restabelecer a transmissão da FM. Mas o estúdio continou com a programação normal para a transmissão pela internet, no site da emissora.

A tempestade também provocou prejuízos nas cidades de Realeza e Santa Izabel do Oeste. Em Santa Izabel uma árvore caiu sobre residência. Foram distribuídas lonas para várias casas que tiveram os telhados danificados. Foi a segunda vez, nos últimos dias, que Santa Izabel foi atingida por tempestade. Nestes dois municípios várias árvores caíram devido à força do vento. Prejuízos também em uma escola e casas de Nova Esperança do Sudoeste. O temporal atingiu casas também em Dois Vizinhos.

Fotos: Em Pato Branco, parte da cobertura de um imóvel foi parar sobre a rede elétrica. A tempestade levou a cobertura e deixou as vacas na chuva. Na cidade de Realeza, uma árvore caiu sobre uma residência. Em Dois Vizinhos, uma árvore caiu sobre carros.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTOS: Beto Rossatti - Defesa Civil/Realeza/Dois Vizinhos