Um forte temporal com granizo atingiu a região Sudoeste do Paraná neste domingo, 1º de outubro. Alguns municípios foram atingidos no período da tarde ainda, mas o registro de ventos mais fortes em cidades como Francisco Beltrão, Pato Branco, Ampere, Verê, Pérola D´Oeste, ocorreu à noite, após as 19horas. Em Francisco Beltrão rajadas de vento atingiram pelo menos 80 km/hora, entre 19h40 e 19h55, conforme informações da estação on-line do Simepar em Beltrão. No Bairro São Cristóvão as famílias ficaram sem energia elétrica por cerca de 2 horas.

Árvores e placas caíram pela cidade. Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil receberam inúmeros chamados para atender destelhamentos. Ainda não há informação sobre número de famílias afetadas. A estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no Bairro São Miguel, indica uma precipitação de 23,8 mm nas últimas horas.

Dois Vizinhos
Um morador da Linha Lambari, interior do município de Dois Vizinhos, gravou um vídeo logo após uma intensa chuva de granizo. O chão aparece coberto por pedras de gelo. O temporal teria atingido a localidade por volta das 15h30 deste domingo. Segundo relato, foi pelo menos 20 minutos de chuva com granizo.

Pato Branco
Em Pato Branco, há informação de que a estrutura de um circo caiu. Algumas pessoas teriam se ferido, mas sem gravidade.

A coordenação do Samu de Pato Branco informou que houve a queda de postes em frente à Central de Regulação do Samu 192 em Pato Branco, o que estava impossibilitando a saída de ambulâncias da Base. A comunicação também está comprometida. "Por gentileza pedimos o apoio dos amigos da imprensa para divulgar à população que caso não consigam ligar no 192 que acionem os bombeiros através do 193. Os órgãos responsáveis já foram comunicados e será dado prioridade na resolução da situação", disse em nota Kelly Custódio da coordenação Geral Samu 192.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) pediu para os motoristas evitarem de transitar pelo trevo da Taísa. BR-158, KM 521, em Pato Branco. Placa suspensa caiu com os fortes ventos, interditando parcialmente a via. Previsão de retirada somente na segunda-feira.

Fotos: Árvores arrancadas pelo vento em Francisco Beltrão; Placa foi arrancada no trevo de Pato Branco.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTOS: Moradores - PRF - JdeB