"A estiagem vai acabar, podem aguardar." Esta é a mensagem que o meteorologista Lizandro Jacobsen, postou no site do Instituto Simepar, ontem. Ao Jornal de Beltrão, ele disse que uma frente fria vai chegar ao Paraná entre sexta-feira e sábado e a expectativa é que chova em todas as regiões do Estado. Lizandro observou que é normal o que ocorreu na noite de domingo, em Francisco Beltrão, quando nuvens carregadas se formaram e praticamente não choveu no município. "Essa época é assim mesmo, na Primavera ocorrem chuvas isoladas", justificou.

Estiagem desde agosto
A região Sudoeste vive um período de estiagem. A última chuva boa caiu dia 20 de agosto. Em setembro choveu apenas 0,5 milímetro e ainda no dia 13. Em agosto foram oito dias de chuvas e total de 160 milímetros. Para setembro, o normal seriam 170 milímetros. Com pouca chuva, altas temperaturas e baixa umidade, o inverno foi embora mais cedo. Oficialmente, a chegada da Primavera aconteceu dia 21, mas a estação das flores já vinha dando "as caras" antes.

O inverno terminou com média de temperatura de 29,5 graus/dia. A maior temperatura para o período, em setembro, chegou a 34,6 graus, dia 19, e o menor índice de umidade foi de 22% - possivelmente o mais baixo do ano. O índice médio de umidade do ar, neste mês, está em 38%. A média normal para setembro é de 51%. "Este setembro está fora do padrão por causa do [fenômeno] La Niña", diz Josmar Ramos, observador meteorológico do Iapar em Francisco Beltrão.

Em setembro de 2003, a taxa de umidade do ar mais baixa chegou a 18%. Num comparativo de 2017, Josmar conta que "o mais próximo que chegamos foi de 2007, quando foi fechado com 28 graus de temperatura média e umidade de 23% e seis dias de chuvas".

Baixa quantidade
Josmar Ramos e Lizandro Jacobsen não prevêem chuva amanhã como anunciaram alguns institutos meteorológicos no final de semana. "A chuva de quarta-feira está se desviando. Tem previsão de seis a sete milímetros", informa Josmar. É uma quantidade muito pequena para deixar o solo úmido. As chuvas boas devem chegar ao Estado a partir de sexta ou sábado e devem se prolongar até lá pelo dia 10 de outubro.

Ontem, à tarde, estava bem abafado no Paraná, com pouca chuva nas regiões. Por enquanto a chuva está dentro dos prognósticos, pois ocorre de forma isolada e não atinge áreas muito amplas. "Não podemos esperar chuva para todas as cidades, mas, pelo menos, já se observa que a condição meteorológica está bem diferente da semana anterior; agora há mais umidade disponível para formar nuvens de chuva sobre o Estado e a chance de chover aumenta bastante nos próximos dias, principalmente entre sexta e sábado", escreveu Lizandro no site do Simepar.

Os agricultores aguardam boas chuvas para poder plantar milho e soja.

Foto: As famílias e casais aproveitaram o domingo de sol, para levar os filhos e os cães para passear no parque de exposições. As crianças se divertiram.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Flávio Pedron/JdeB