Representantes das áreas de Assistência Social e de outros setores públicos dos Municípios de Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste e Boa Esperança do Iguaçu participaram na tarde desta quarta-feira, 16, de uma reunião descentralizada do Programa Família Paranaense. Foi no Centro de Eventos de Salto do Lontra tendo como objetivo debater as ações realizadas nos municípios proporcionando dessa forma uma troca de experiência entre os gestores.

De acordo com a Primeira Dama de Salto do Lontra, Susana Baldessar Baú foi um encontro muito produtivo. “Uma tarde de trabalho muito importante, onde cada município apresentou suas ações relacionadas a este belo programa que é o Família Paranaense. Dessa forma tivemos a oportunidade de estarmos conhecendo ainda mais sobre o Programa e aprimorarmos os nossos serviços oferecidos” e agradeceu “obrigado a todos que estiveram conosco aqui em Salto do Lontra e estamos sempre a disposição para sediarmos outras reuniões como esta” concluiu.

O Programa Família Paranaense destina-se à proteção e promoção das famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social no Estado do Paraná, integrando ações das áreas de assistência social, habitação, agricultura e abastecimento, trabalho, saúde, educação, esporte e lazer, segurança alimentar e nutricional, entre outras.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Unidade Técnica, coordena a execução do Programa, que se estabelece com a parceria entre Governo do Estado e Municípios e por meio da articulação integrada de órgãos e instituições, em regime de cooperação mútua.

Objetivos:
- promover a melhoria das condições de vida e o protagonismo das famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta de um conjunto de ações, serviços e benefícios planejados de acordo com a realidade de cada família e do território onde ela reside;
- promover a integração entre as políticas públicas;
- estabelecer diretrizes, orientar e assessorar os municípios para o acompanhamento familiar intersetorial;
- viabilizar cofinanciamento de ações, serviços e benefícios;
- fomentar a integração das políticas sociais de âmbito municipal, com vistas a promover, aprimorar e desenvolver ações e serviços intersetoriais voltados às famílias beneficiárias;
- promover a Busca Ativa, o Cadastramento e o Acompanhamento das Famílias em situação de vulnerabilidade social;
- contribuir para a autonomia das famílias, por meio da transferência de renda e da execução de projetos complementares, da qualificação profissional e do acompanhamento familiar intersetorial;
- promover estudos, pesquisas e indicadores sobre as condições de vida das famílias e sobre a gestão dos serviços no Estado e nos municípios.

Com informações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.

Foto: Salto do Lontra sedia reunião descentralizada sobre o Programa Família Paranaense. Participaram também representantes dos municípios de Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste e Boa Esperança do Iguaçu.


Fonte: FONTE: Assessoria