O líder da bancada do PDT na Assembleia
Legislativa, deputado estadual Nelson Luersen, manifestou preocupação com as informações de que as
tarifas do pedágio operadas pela concessionária Ecocataratas podem ter um aumento de mais de 30% até
2018, sob a justificativa de custear algumas obras na BR-277, entre os Trevos Cataratas e
Guarapuava, terceiras faixas em 25 quilômetros de trechos alternados entre Cascavel e Candoi, e as
alças de acesso ao viaduto do Jardim Presidente em Cascavel, na região Oeste. A alta valeria para
cinco praças de pedágios da concessionária, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava.
De acordo com
essas informações, a tarifa neste ano saltaria de R$12,20 para R$14,03, e em 2018 iria para R$
16,13. A obra do Trevo das Cataratas em Cascavel e as demais são extremamente necessárias e já
deveriam ter sido realizadas, conforme os contratos originais. Infelizmente aditivos contratuais
como a Ata 17 retiraram as obras e os preços das tarifas foram recompostos nos anos seguintes. Mas
não dá para admitir esse aumento absurdo, de mais de 30%, quando temos uma inflação nos últimos doze
meses de pouco mais de 4%. Ainda mais em um momento de crise, em que a população em geral e o setor
produtivo já enfrentam imensas dificuldades, criticou Luersen.
O deputado destaca que os
atuais contratos de concessão do pedágio no Anel de Integração do Paraná se encerram em 2021, e não
haveria sequer tempo hábil para a realização de grandes obras. Que a União e o Estado façam uma
parceria para garantir obras prioritárias de melhorias das rodovias, e as concessionárias entreguem
as estradas ao final do contrato para que seja feita uma nova licitação, com pedágio de manutenção,
compatível com a realidade da economia do Paraná, defende o parlamentar.
Fonte: FONTE: Assessoria