Ontem na Prefeitura de Francisco Beltrão, o prefeito Cleber Fontana (PSDB) deu uma entrevista coletiva para uma boa notícia: a permanência do Hospital São Francisco no atendimento pelo SUS, para todos os 27 municípios da região da 8ª Regional de Saúde.

"Todo mundo cedeu um pouco, e o hospital continua atendendo a população regional", disse.

O hospital havia ameaçado sair do SUS na data de ontem. Pelo acordo, no entanto, permanecerá por mais 90 dias no atendimento do SUS - até 31 de outubro. Nesse trimestre, os municípios repassarão mais R$ 600 mil por mês para a instituição (atualmente são repassados R$ 1,4 milhão por mês).

Na sexta-feira, uma reunião em Curitiba com a Secretaria Estadual de Saúde vai debater o assunto. A expectativa é que o Estado ajude com mais verba e o atendimento no Hospital Regional possa ser ampliado.

Além de Cleber, participaram o vice-prefeito Antonio Pedron (PSC), prefeito Helton Pfeifer (PSDB de Salgado Filho), Cintia Ramos (8ª Regional da Saúde), Aline Biezus (secretária da Saúde de Beltrão) e Isolde Weschenfelder Baggio, coordenadora-geral do hospital. "Quero agradecer o prefeito Cleber, que não pensou só em Beltrão, pensou na região; muito obrigado por esse empenho", disse Helton, que é presidente da Comissão de Saúde da Amsop.

"O hospital aceitou a proposta para mais 90 dias e continuaremos conversando.", comentou Isolde.

Cintia reiterou "a disposição do governo estadual em participar efetivamente da solução dessa questão.".


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTOS: Badger Vicari/JdeB