O mês de julho encerrou com apenas 11,5 milímetros de chuvas em Francisco Beltrão. Foi a menor quantidade de chuvas dos últimos 40 anos no município. Esta quantidade registrada dia 17 de julho - único dia de chuva no mês.

O normal para esta época do ano é de 100 a 125 milímetros de precipitação e pelo menos oito dias de precipitações. Na região também não choveu quase nada.

As temperaturas máximas ficaram em três graus, de média, acima do que normalmente se registra para este mês de inverno. O normal é temperatura máxima de 19 graus.

Trigo precisa de chuva
As lavouras de trigo, que pegaram geadas fortes na terceira semana de julho, agora se ressentem da falta de umidade no solo. As pastagens perenes usadas para alimentar o gado de leite secaram e sem chuvas as plantas demoram para crescer. Os produtores rurais têm que usar os estoques de silagem ou comprar rações para alimentar o gado leiteiro.

A grama e a vegetação estão secas devido à estiagem e a baixa umidade. Com isso, as condições são favoráveis à ocorrência de incêndios.

Nova frente fria
No Paraná, a semana começou com a estabilidade atmosférica predominando sobre a região Sul do Brasil. Como o ar continua seco, os índices de umidade relativa do ar diminuíram ao longo do dia, com o aquecimento do sol. Para amanhã, há previsão de chegada ao Paraná de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. A frente entrará pelas regiões de Foz do Iguaçu e Sudoeste do Paraná, com a volta das chuvas. Quinta-feira deve chover em todas as regiões do Estado. Sexta-feira, as temperaturas vão cair e as pessoas devem se preparar para voltar a usar suas blusas e casacos. Para Pato Branco e Beltrão, as temperaturas mínimas devem chegar a 6 graus e máxima de 21.

Foto: A grama está seca às margens das rodovias.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Flávio Pedron/JdeB