Na tarde desta quinta-feira, 20, autoridades de Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste estiveram em Curitiba, onde participaram de uma reunião com o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Adalberto Jorge Xisto Pereira, tratando sobre a eventual extinção da 162ª Zona Eleitoral, integrada pelos três municípios.

A realização deste encontro no TRE foi uma sugestão apresentada durante a Audiência Pública que ocorreu no final do mês passado no Centro de Eventos de Salto do Lontra sobre o rezoneamento eleitoral, ou seja, a proposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que visa o fechamento de zonas eleitorais, dentre as quais a de Salto do Lontra.

O Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira comentou como está sendo encaminhada esta questão do rezoneamento eleitoral e destacou a presença das autoridades da Comarca de Salto do Lontra nesta reunião no TRE. “Nós vamos fazer o rezoneamento, levamos à apreciação do Corte Estadual e sendo aprovado temos que submeter ao Tribunal Superior Eleitoral. O mesmo trabalho que os senhores prefeitos e vereadores estão fazendo, como aqui estiveram hoje para mostrar ao TRE a intenção da população e dos políticos, deverão fazê-lo também lá no TSE. Então essa é a trajetória que haveremos de seguir”. O Presidente do TRE afirmou ainda que também é contra a extinção de zonas eleitorais. “Como eu disse para os prefeitos e vereadores, nós dos Tribunais Regionais Eleitorais somos contra esse rezoneamento determinado pelo TSE e por isso que estamos também fazendo este trabalho, conscientizando a bancada federal do Paraná no Congresso Nacional. Estive conversando em Brasília com os deputados federais, e todos, sem exceção, demonstraram apoio e são contrários à extinção de zonas eleitorais” finalizou.

A Meritíssima Juíza Eleitoral da Comarca de Salto do Lontra, Divangela Precoma Moreira Kuligowski destacou este encontro em Curitiba. “Viemos trazer pessoalmente a documentação pertinente ao não fechamento da nossa Zona Eleitoral, em que fizemos a Audiência Pública, colhemos as assinaturas, também um abaixo assinado que foi feito com a população. Fizemos uma conversa com o Presidente do TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, ele nos informou que está sendo feita uma análise de toda a documentação, os critérios de cada zona eleitoral, e especificamente de Salto do Lontra nos deu uma boa notícia no sentido de que a Comissão está fazendo uma justificativa para que seja mantida a nossa zona eleitoral” e acrescentou “porém, ele (presidente do TRE), nos informou que isso não depende do Tribunal Regional Eleitoral e sim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso deve ser feito em meados de agosto para que se tenha uma resposta definitiva” comentou.

O Deputado Estadual Paulo Litro também esteve presente nesta reunião. “Recebemos o apoio do Desembargador Presidente do TRE pela manutenção da Zona Eleitoral da Comarca de Salto do Lontra. Agora depende de uma articulação junto aos deputados federais e senadores solicitando que eles também endossem esse apoio pela manutenção das zonas eleitorais das Comarcas do Paraná, dentre elas também a de Salto do Lontra, que tem quase 25 mil eleitores, número significativo” concluiu.

O Prefeito de Salto do Lontra, Maurício Baú destacou a importância desta reunião no TRE visando o não fechamento da Zona Eleitoral da Comarca. “Já demos o primeiro passo lá na Audiência Pública realizada em nosso município e agora estivemos reunidos com o Presidente do TRE, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, explanando as dificuldades que teremos caso a nossa Zona Eleitoral seja fechada” e acrescentou “a nossa parte estamos fazendo e esperamos que o nosso trabalho tenha um resultado positivo” finalizou.

O Prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, Jair Stange também falou sobre este encontro no TRE. “Foi uma reunião muito importante que tivemos no Tribunal Regional Eleitoral e agora com a nossa força política iremos também chegar até os nossos deputados estaduais, federais e senadores para que a Zona Eleitoral da nossa Comarca permaneça em Salto do Lontra, pois fica mais próximo do nosso município e dessa forma beneficia a nossa população” comentou.

O Prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Adroaldo Hoffelder (Sassá) disse que esta reunião no TRE foi mais um passo pelo não fechamento da Zona Eleitoral da Comarca de Salto do Lontra. “Fomos muito bem recebidos pelo Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, tivemos uma reunião muito importante e agora vamos fazer os trabalhos junto aos deputados federais para mantermos a nossa Zona Eleitoral em Salto do Lontra atendendo bem os munícipes da nossa Comarca” disse.

Também participaram da reunião, de Salto do Lontra o Vereador Vanderlei Baldessar e o Secretário de Governo, Ademir Trombini; de Nova Esperança do Sudoeste os Vereadores, Andrey Herculano, Cirineu Bonetti (Tatão) e Adroaldo Pedro Cogo, além do Assessor Jurídico, Edson da Silva.


Fonte: FONTE: Assessoria