Assessoria - Beneficiários do Programa Bolsa Família e Família Paranaense do município de Ampére participaram nesta quarta-feira, 11, de uma palestra sobre violência contra mulher. No encontro, foram tratadas as diversas formas que caracterizam a violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, foi promovido pelo Ministério Público em parceria com a Secretaria de Promoção Social.
O objetivo da reunião foi levar a conhecimento da população as formas de manifestação da violência contra a mulher. “A ideia inicial foi esclarecer aos beneficiários e a toda população as formas de violência contra a mulher e os instrumentos que a lei criou para protegê-la, além de colocar o Ministério Público à disposição para orientar e adotar as medidas cabíveis”, explica o Promotor da Comarca de Ampére, Guilherme Schimin.
Violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral são consideradas formas de violência doméstica e familiar contra a mulher. “Lesão, agressão física, ameaça, xingamento e humilhação são alguns dos tipos de violência contra a mulher. O conceito é o mais amplo possível. Na dúvida, é violência contra a mulher”, detalha o promotor. Caso sofra algumas destas manifestações, a mulher deve procurar a Polícia Civil, Militar e o Ministério Público.
As denúncias não precisam ser realizadas apenas pela vítima, mas por qualquer cidadão que saiba de algum caso. “Qualquer pessoa deve denunciar. Um vizinho que saiba que sua vizinha ou amiga está sendo agredida, ele deve procurar os órgãos responsáveis o mais rápido possível para que as devidas providências sejam tomadas”, afirma Schimin.
Após a palestra, os participantes receberam ainda as informações que são repassadas mensalmente sobre seus benefícios.