Portaria do Ministério da Agricultura, publicada ontem, ampliou a atuação da Unidade Técnica Regional de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Utra) de Francisco Beltrão, que agora atenderá 50 municípios das regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. Isso se deve ao fechamento da unidade de Pato Branco, determinada por portaria publicada no dia 12 de maio.

Devido a ampliação da área de abrangência, o número de servidores em Beltrão aumentou de 6 para 12, visto que os 6 que estavam lotados em Pato Branco foram designados para a única unidade do Sudoeste.

Ontem, o prefeito Cleber Fontana recebeu no gabinete os auditores fiscais Ricardo Alexandre Franco Simon, chefe da Utra em Beltrão, e Nelson Jorge da Rocha Iancoski, quando foi informado oficialmente da decisão. O prefeito comemorou a medida.

"A manutenção deste órgão federal em nosso município é de fundamental importância devido ao trabalho realizado na área de vigilância agropecuária", comentou o prefeito Cleber.

Serviços prestados
A unidade de Francisco Beltrão realiza a fiscalização sanitária de produtos de origem animal e vegetal, atua na defesa sanitária animal, fiscalização de material genético animal destinado a exportação, incluindo ovos férteis que são exportados. Também fiscaliza indústrias de medicamentos veterinários e fábricas de ração animal, dentre outras atribuições.

A unidade conta com cinco médicos veterinários, um zootecnista e seis agentes de inspeção, que atuam na fiscalização de produtos de origem animal.

Além dos 42 municípios do Sudoeste, com a redefinição da jurisdição, a unidade regional de Beltrão atenderá os municípios de Bituruna, Cruz Machado, Foz do Jordão, General Carneiro, Pinhão, Porto União, Reserva do Iguaçu e União da Vitória. "Essa portaria do ministério garante a manutenção da nossa unidade e aumenta a nossa estrutura, pois teremos o dobro de servidores para que possamos atender a demanda", comenta Ricardo.

Pato Branco
Após a decisão pelo fechamento da unidade de Pato Branco, que atendia 21 municípios, as lideranças daquele município se mobilizaram para tentar reverter a medida, mas a decisão foi mantida pelo Ministério. Desde 2016 se falava na desativação do órgão, medida que foi confirmada neste ano. Líderes políticos e do agronegócios de Pato Branco tentaram reverter a decisão, que agora foi confirmada pelo Ministério da Agricultura.

O JdeB apurou que os servidores da Utra de Pato Branco ainda não começaram a trabalhar na unidade de Francisco Beltrão.

Novo espaço
O órgão público funciona em sala alugada pela Prefeitura de Beltrão em um prédio da Rua Ponta Grossa, no Centro. Mas um novo local está sendo visto para sediar a Utra, que tenha espaço para estacionamento de veículos.

Os funcionários do Ministério da Agricultura passam boa parte do dia visitando indústrias da região - frigoríficos, laticínios e unidade de produção de sementes. A região conta com seis frigoríficos e vários laticínios com Inspeção Federal (SIF-Poa) órgão vinculado ao Ministério da Agricultura.

Foto: O Ministério da Agricultura e Abastecimento funciona neste prédio, na Rua Ponta Grossa, esquina com a Avenida Luiz Antonio Faedo, no Centro de Francisco Beltrão.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Flávio Pedron/JdeB