Quem não tiver possibilidade de
sacar hoje, 30, o abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação de
Patrimônio do Servidor Público (Pasep,) referente ao ano-base 2015, terá nova chance. Em vez de ser
encerrado definitivamente nesta sexta-feira, como estava previsto, o prazo será reaberto em 27 de
julho e o trabalhador terá até 28 de dezembro para sacar o dinheiro.
O Conselho Deliberativo
do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou ontem (29) a reabertura do prazo. A proposta foi
apresentada pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que atendeu a pedidos feito pelo
representante dos trabalhadores no colegiado. Segundo o ministro, 1,57 milhão de pessoas 6,5% do
total com direito ao abono ainda não fizeram o saque do benefício referente a 2015. Na mesma
reunião, o Codefat aprovou o calendário para saque do abono referente ao ano-base 2016, que também
começará em 27 de julho.
Cada trabalhador pode ter até R$ 937 a receber, um salário mínimo. O
valor varia de acordo com o tempo em que o trabalhador esteve formalmente empregado no ano de
referência. É preciso ter trabalhado por no mínimo 30 dias, com remuneração média mensal de até dois
salários mínimos. Também é necessário estar inscrito nos programas há pelo menos cinco
anos.
É preciso ainda que os trabalhadores tenham tido seus dados informados corretamente
pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os valores não sacados são
destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O abono do PIS é pago pela Caixa Econômica
Federal a trabalhadores do setor privado. Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil a servidores
públicos.
Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que tem o Cartão Cidadão e senha
cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma Casa Lotérica. Se não
tiver o Cartão Cidadão, pode retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa, mediante a
apresentação de documento de identificação. Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo
telefone 0800-726 02 07, da Caixa.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam
verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do
Banco do Brasil levando um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser
obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil. Fonte: FONTE: agenciabrasil.ebc.com.br