Na última sexta-feira, 23, foi realizado na Delegacia de Polícia de Salto do Lontra o 1º Encontro da Polícia Civil, Polícia Militar e Conselhos Tutelares das três cidades da Comarca, Salto do Lontra, Nova Esperança do Sudoeste e Nova Prata do Iguaçu.

Estiveram presentes o Delegado de Polícia Sandro Spadotto Barros, o 2º Tenente da Polícia Militar Alisson Wilder de Camargo e demais Conselheiros Tutelares da Comarca, sendo discutido sobre menores em situação de risco, como o uso de substâncias que podem causar dependência física ou psíquica, como as bebidas alcoólicas, o cigarro, narguile e drogas ilícitas, bem como foi demonstrado os números de procedimentos instaurados relacionados a menores nos anos de 2015, 2016 e 2017.

O Delegado de Polícia de Salto do Lontra, Sandro Spadotto Barros, falou sobre o objetivo do encontro. "O intuito desta reunião foi aproximar as autoridades, Polícia Militar, Conselhos Tutelares, e discutir sobre operações policiais em conjunto. Todo mês vamos programar alguma operação pra que a gente possa, nas três cidades da comarca, localizar os menores em situação de vulnerabilidade, ou seja, estar até tarde na rua, fazendo uso de bebidas alcoólicas, drogas, entre outros fatos. O nosso objetivo maior é reduzir cada vez mais os cometimentos de atos infracionais feitos pelos menores.".

O Delegado Sandro destaca ainda a importância das operações que serão realizadas, bem como a importância da participação dos pais na vida dos filhos. "Hoje em dia, há muitas dificuldades com menores que utilizam drogas. Muitas vezes estes jovens passam a cometer crimes, como os furtos em residência. Por isso, queremos intensificar cada vez mais as operações para identificar esse menores que estiverem fazendo uso de drogas e então realizar o devido encaminhamento, elaborando os boletins de ocorrência circunstanciado. É muito importante também lembrar da responsabilidade dos pais, que devem educar os seus filhos, ensinar o correto, instruir a não usar narguilé, cigarro, bebida alcoólica, etc. É essencial que isto seja ensinado desde pequeno: respeitar e cumprir as normas e leis. Com este aprendizado, o jovem/adolescente sem dúvidas, será um adulto a menos na cadeia.", comentou.

O Delegado Sandro também agradeceu a todos que se fizeram presentes nesse encontro. "Agradeço aos Conselheiros Tutelares, Tenente Wilder da Polícia Militar e a todos que se fizeram presentes. O resultado dessa reunião foi muito bom, retiramos várias dúvidas e estamos fortalecendo e melhorando cada vez mais a segurança pública. Os policiais estão empenhados a resolver os problemas de nossa comunidade, estamos em um ótimo momento. Com toda sociedade fazendo também a sua parte, vamos diminuir consideravelmente a criminalidade.", finalizou.

Os Conselheiros Tutelares puderam sanar diversas dúvidas sobre as situações concretas atendidas no dia a dia do trabalho, e foi montado um grupo no WhatsApp para melhorar a comunicação com os órgãos de segurança pública.


Fonte: FOTO: Delegacia de Polícia de Salto do Lontra