Assessoria - Na semana que passou o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da oferta da vacina contra o HPV para os meninos de 11 até 15 anos. A imunização para o público masculino passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, e era destinada apenas aos garotos de 12 a 13 anos.
A Técnica de Enfermagem e responsável pela sala de vacina da Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, Sirlene Luchtemberg disse que os adolescentes já podem ir à sala de vacina no Posto de Saúde Central para serem imunizados. “O Ministério da Saúde nos enviou uma nota informativa dando conta que os meninos com idade de 11 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias poderão também estar sendo imunizados contra o HPV. Durante todo o dia, de segunda a sexta-feira nós estamos aplicando a vacina” disse.
A vacina também segue disponível para meninas com até 14 anos de idade. Já as meninas que chegaram aos 15 anos sem receber as duas doses contra o HPV poderão receber a imunização. Pacientes oncológicos e transplantados de 9 a 26 anos também passaram a compor o público-alvo.
Crianças e jovens, de 9 a 26 anos, que têm HIV/Aids também já podiam receber a dose.
Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina contra HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que têm HIV, a faixa etária é de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Os pacientes com HIV precisam apresentar prescrição médica para receber a imunização.
A vacina contra o HPV previne a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, contraído por relações sexuais, contato direto com peles ou mucosas infectadas e no momento do parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege, em até 98,8%, contra quatro subtipos do HPV, sendo que dois deles são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV não substitui a necessidade de exames ginecológicos preventivos e o uso de camisinha durante a relação sexual.
A sala de vacina do Posto de Saúde Central de Salto do Lontra atende das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. Mais informações pelo telefone (46) 3538-1120.

Legenda: A técnica de enfermagem e responsável pela sala de vacina da Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, Sirlene Luchtemberg aplicando a vacina em Luiz Felipe Ribeiro da Costa.