O Ministério da Saúde estima que 70 por cento das quedas de idosos aconteçam dentro de casa, sendo que 30 por cento destes acidentes provoquem óbito e pelo menos 40 por cento alguma lesão grave. Um desses acidentes aconteceu com a senhora Terezinha Luft, de 72 anos. Moradora de Capanema, a aposentada sempre teve uma vida bastante agitada, com atividades domésticas, religiosas e inclusive esportivas, com hidroginástica. Mas todas as tarefas de dona Terezinha precisaram ser temporariamente interrompidas por conta de um acidente doméstico. Como ela tem labirintite, distúrbio que provoca, entre outros sintomas, vertigem e tontura, acabou se desequilibrando e caindo. O tombo, embora sem proporções mais sérias, acabou fraturando uma das mãos. “Eu não sabia mais onde que eu tava, me deu uma tontura, cai e quebrei a mão. Me socorreram e me levaram no posto de saúde, onde fui medicada. Por isso, essa lei é muito importante porque precisamos de uma lei que cuide da saúde dos idosos”, disse a aposentada.

Acidentes como esse, que ocorrem praticamente todos os dias nos lares paranaenses, e os números preocupantes apresentados pelo Ministério da Saúde motivaram a criação da Lei nº. 18.952/2017, de autoria do deputado estadual Reichembach, que institui a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos. A lei prevê que todos os anos, na terceira semana de junho, sejam realizadas ações preventivas de acidentes dessa natureza nas regionais de saúde do Paraná.

O lançamento oficial da Lei de Prevenção aconteceu em Francisco Beltrão nesta sexta-feira, 09, no Centro de Convivência dos Idosos, na Rua Mandaguari, bairro Entre Rios. Na programação do evento constam palestra educativa, performance teatral com o tema “Prevenção a Acidentes Domésticos”, encenada pelo Grupo de Teatro Théspis e, à tarde, atividades com os idosos.

O deputado Reichembach, autor da lei, lembra que as residências das pessoas idosas precisam de algumas alterações para que tais acidentes sejam evitados. “Idosos têm maior fragilidade óssea e muscular, os reflexos diminuídos. Por isso, o número de acidentes e, inclusive, óbitos é bastante expressivo. Para evitá-los bastam alguns cuidados básicos, como corrimão nas escadas, retirar tapetes, cuidado com fios soltos no chão e atenção redobrada no banheiro, que é o grande vilão. É muito importante que no banheiro tenha tapete antiderrapante, barras de apoio e jamais tomar banho descalço. Essa lei, que teve votação unânime por parte dos deputados, está tendo uma repercussão muito boa em todo o estado, tem apoio fundamental da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e meios de comunicação. Estou muito feliz com a aprovação dessa lei, que vai motivar a criação de ações preventivas e fazer com que nossos idosos tenham mais saúde e qualidade de vida”, destacou o deputado.

Parceiros
O lançamento da Lei Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos tem o apoio da Prefeitura de Francisco Beltrão, Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), por meio da 8ª Regional de Saúde e Escritório Regional da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social de Francisco Beltrão.


Fonte: FONTE: Assessoria