Assessoria - O Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) de Nova Esperança do Sudoeste em parceria com o Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram palestras, nos dias 09, 11 e 12 de maio, nas escolas municipais Visconde de Mauá, Nova Esperança do Sudoeste, Santo Antônio em Barra Bonita e Angastão Cruz na comunidade de Rio Gavião, além das Escolas Estaduais de Barra Bonita e Rio Gavião. As atividades tiveram por finalidade passar informações sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também orientações de prevenção.
Os trabalhos foram realizados com material adequado para cada faixa etária, facilitando assim o melhor entendimento ao público alvo.
Já no dia 18, realizou-se uma palestra para atender o público que não foi atingido nos dias de atividades anteriores, sendo os alunos do Colégio Estadual Nova Esperança e famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Todo o trabalho realizado foi de suma importância, pois através dele, apresentou-se às crianças e adolescentes formas de prevenção contra o abuso e exploração sexual bem como, informações a quem deve-se pedir ajuda em casos de sofrer algum tipo de violência. Às famílias orientou-se os pais para que estejam sempre atentos a qualquer mudança repentina no comportamento físico, sexual e de relacionamento de seus filhos e também cuidar os ciclos de amizades para que possam identificar sinais que indicam violência sexual.
A equipe do CRAS, Conselheiros Tutelares e Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente agradecem a todos que colaboraram na realização deste trabalho especialmente os diretores, professores e equipe pedagógica, das escolas municipais e colégios estaduais que abriram espaço e apoiaram a campanha deste 18 de maio, no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.