A Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Prata do Iguaçu está organizando um Dia de Campo na região Oeste do Paraná voltado aos agricultores e alunos da Casa Familiar Rural do município sobre Piscicultura, Energia Renováveis e Produção Orgânica. A EMATER é grande parceira da atividade, a empresa pública estadual disponibilizará um ônibus para transportar os participantes.

A troca de experiência será realizada no dia 02 de junho. Inicia as atividades na Universidade Unioeste, campus de Toledo, com o coordenador do Curso de Engenharia de Pesca. A próxima parada será na cidade de Maripá (50 km de Toledo), cidade com maior produção de Tilápia do Paraná, onde os produtores vão entender a cadeia produtiva e como chegaram aos números de produção atual.

Na cidade de Marechal Candido Rondon a visita será no condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Ajuricaba. O Condomínio é formado por 33 pequenas propriedades rurais, com atividades de suinocultura e bovinocultura. A fonte enérgica aproveitada nas propriedades rurais é da biomassa residual produzida, por meio de biodigestores de lagoa coberta ou rígido, onde se produz biofertilizante e biogás. Desde agosto de 2014, o Condomínio opera em Geração Distribuída (GD), conectado à rede da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O CIBiogás acompanha e monitora a Microcentral Termelétrica (MCT) e as propriedades rurais, medindo a composição do biogás, a eficiência do tratamento, a geração de energia elétrica e realiza análises físico-químicas das biomassas residuais.

A última parada de visita técnica será na cidade de Pato Bragado, na propriedade exemplo de Produção de Uvas Orgânicas de Valmir Anderle. O projeto agroecológico chamado de Vida Orgânica, hoje tem adesão de pelo menos mil agricultores na Região Oeste. A sustentabilidade do projeto é garantida porque a venda de toda a produção de vegetais sem agrotóxicos é direcionada para a merenda escolar.

O secretário de agricultura, Everton Oliboni, faz o convite a todos os agricultores interessados em participar da troca de experiência. “Temos vocação na produção de peixes, aqui temos construído um frigorifico, e não temos matéria prima suficiente para o abate. Vamos visitar o que é de melhor nesta região, quem tiver interesse em participar pode dar o nome na secretaria de agricultura. Será um dia de muito aprendizado”, destacou.


Fonte: FONTE: Assessoria