Assessoria - Quase 200 pessoas se vacinaram contra a gripe sábado, 13, Dia D da campanha de vacinação, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra. Foram disponibilizados três locais de vacinação: Posto de Saúde Central, Unidade de Saúde do Bairro Itaipu e Escola do Bairro Olaria.
Desde o início da campanha até na segunda-feira, 15, a vacinação atingiu em torno de 80% do público alvo: 57% das crianças, 85% dos idosos, 100% das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 70% das gestantes e 90% dos trabalhadores da saúde. Para os professores foram aplicadas 100 doses da vacina, ou seja, menos de 50%.
A Chefe de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Luziane Spada disse que no Dia D a vacinação ficou aquém no esperado. “Tínhamos uma expectativa de vacinar mais pessoas neste sábado, dia 13, principalmente as crianças, mas a campanha segue ainda por mais alguns dias e por isso esperamos que quem ainda não tomou a vacina que procure a Posto de Saúde Central para ser imunizado, pois queremos atingir a meta de 90%” comentou.
A meta, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é vacinar 90% do público-alvo. A população tem até o dia 26 de maio para tomar a vacina.

Vitamina A
Sábado, no Dia D da campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde de Salto do Lontra também disponibilizou a Vitamina A para as crianças com idade de 06 meses a 4 anos e 11 meses. A campanha vem sendo realizada desde o mês de março e as doses continuam disponíveis nas segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã na sala de atenção básica do Posto de Saúde Central.
A suplementação oral de vitamina A é uma das formas de suprir a falta de vitamina no organismo das crianças, e também de prevenir a cegueira parcial ou até total, além da diminuição da sensibilidade à luz. A vitamina A é aplicada em forma de gotinha.