Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do
Paraná (Fecomércio PR) mostra que 76% dos paranaenses pretendem dar presentes neste Dia das Mães, o
que representa um acréscimo em relação ao ano passado, quando 71% dos filhos planejavam comprar algo
para marcar a data, considerada a segunda melhor para o comércio ao longo do ano. Porém, o valor
médio do presente será menor que em 2016, passando de R$ 104 para R$ 101,30.
Neste ano,
42% dos consumidores apostarão em roupas, bolsas ou calçados para agradar as mães. Os perfumes e
cosméticos serão a opção para 23% dos entrevistados e os acessórios para 10%. Há aqueles mais
práticos ou que preferem não arriscar, e por isso 8% irão presentear sua mãe em dinheiro para que
ela mesma compre o que quer. Na lista dos presentes mais prováveis aparecem ainda os
eletrodomésticos (4%) e os livros (3%). Outros 10% afirmam que o presente será diferente dos
mencionados nas alternativas da sondagem.
Culpa Os entrevistados foram questionados
sobre a influência da crise político-econômica na sua intenção de presentear. A percepção do
consumidor não mudou muito na comparação ao ano anterior. Agora, 80% dos consumidores culpam o
governo por não poderem fazer compras de valores mais expressivos no comércio varejista. Em 2016,
82% tinham a mesma percepção e em 2015, 90% consideravam a situação do país como um fator importante
para a redução da intenção de consumo e do valor do tíquete médio.
Para a maioria dos
consumidores, 37%, a qualidade do produto é o que mais influencia na compra. No mesmo patamar de
relevância, o preço baixo e o bom atendimento do vendedor aparecem na sequência, ambos com 19%.
Outros 16% consideram o desconto à vista como fator decisivo na hora de presentear. Os demais são
influenciados pela flexibilidade do estabelecimento com relação às formas e planos de pagamento (7%)
e pela exclusividade do produto (2%).
Foram ouvidos 300 consumidores em Curitiba entre os
dias 24 de abril e 2 de maio. Por terem sidos coletados na Capital, os dados representam a intenção
de compra em todo o Estado.
Shoppings sorteiam de carro a viagem
Para atrair a
atenção do consumidor no Dia das Mães, os shoppings de Curitiba realizam as tradicionais promoções,
com a realização de sorteios de prêmios. Neste ano, as premiações vão de carro zero quilômetro a
viagem para o Nordeste. Um dos empreendimentos da Capital sorteia R$ 10 mil por dia até o dia 15 de
maio. Até ontem foram entregues quatro prêmios. Há ainda aqueles que vão sortear dez caminhões de
prêmios. Normalmente para concorrer, o cliente precisa fazer comprar até um determinado valor para
receber os cupons que garantem sua participação nos sorteios.
Fonte: FONTE: bemparana.com.br | FOTO: Franklin de Freitas