Dia 28, sexta-feira que vem, às 16 horas na Câmara de Vereadores de Campo Erê (SC), a Amsop promove uma audiência pública para expor a proposta de construção do aeroporto regional do Sudoeste do Paraná para os prefeitos e empresários de municípios do extremo Oeste de Santa Catarina. A ideia é somar forças políticas e empresariais para que a proposta continue tramitando na Secretaria de Aviação Civil (SAC), em Brasília.

A SAC estimulou as lideranças do Sudoeste a congregar mais autoridades no movimento pela construção do aeroporto. O convite para a reunião é assinado pelos prefeitos Frank Schiavini (PMDB de Coronel Vivida), presidente da Amsop, e Odilson Vicente Lima (PSD de Campo Erê), e pelo vice-prefeito de Francisco Beltrão (PSC), coordenador.

A melhor área definida em estudo bancado pela Amsop, em 2007, localiza-se entre as comunidades de Buriti e Canela, e fica às margens da PR 280, em Renascença. O imóvel fica próximo de Beltrão e Pato Branco, as duas maiores cidades da região, e de outros municípios do Sudoeste. Mas também está próximo de municípios como Campo Erê, Saltinho, São Lourenço, Santa Terezinha, Palma Sola, entre outros.

Plano de interiorização
O projeto do aeroporto regional está dentro do Plano de Interiorização de Aviação, na SAC. Esta decisão foi tomada numa reunião que aconteceu em maio do ano passado na Secretaria de Infraestrutura e Logística, em Curitiba, com a presença de diversas lideranças sudoestinas e estaduais.

Na época o Jornal de Beltrão registrou que o Governo do Estado iria determinar "com base em estudos técnicos, com o plano aeroviário e as informações federais, onde serão feitos investimentos para melhorar a estrutura aeroviária que já existe no Sudoeste, que são os aeroportos de Francisco Beltrão e Pato Branco, visando, também, uma linha aérea no curto prazo."

Uma pesquisa da Secretaria de Aviação Civil, apresentada na reunião, mostrou que em 2015 houve uma demanda de 153 mil pessoas que saíram ou chegaram aos municípios do Sudoeste utilizando o avião como meio de transporte.

Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br