A primeira onda de frio mais intensa chega ao Paraná nesta semana. A partir da quinta-feira, as madrugadas ficam congelantes, com mínima abaixo dos 10ºC na faixa que vai do Oeste, Sudoeste, Centro e Leste do Paraná. Na sexta-feira, os termômetros podem marcar apenas 2ºC em Palmas, no extremo Sul do Estado. Curitiba deve ter mínima de 5ºC. As máximas nos próximos dias mal passam dos 20ºC.

As baixas temperaturas já resfriaram as madrugadas na parte Sul-Leste do Paraná — que abrange a Grande Curitiba — desde o final de semana. Mas esta frente que avança será a primeira massa de ar polar mais intensa. Contudo, apeasar de previsão de frio não deve haver geadas ainda.


Hoje, a previsão do tempo é de possibilidade de chuva no interior do Estado desde cedo. A chuva deve se concentrar principalmente no Oeste e Sul, e não avança para a metade Norte, enquanto que no Leste, apenas pancadas isoladas de chuva devem ocorrer à tarde. Amanhã será chuvosa em todas as regiões paranaenses.

Para hoje, as temperaturas até podem subir um pouco nas regiões paranaenses, enquanto a frente fria atua. Mas depois da passagem da frente, as temperaturas mínimas devem despencar. É assim que acontece. A frente fria entra no Estado trazendo chuva, mas logo em seguida chega a massa polar, trazendo frio.

O ciclo de entrada destas frentes varia, mas conforme o inverno se aproxima ele fica mais comum, até que ocorra toda as semanas.


Fonte: FONTE: bemparana.com.br | FOTO: Franklin de Freitas