Assessoria - A Secretaria Estadual da Saúde organizou nesta semana, no auditório da instituição em Curitiba, o VI Seminário Estadual sobre Influenza e Outras Doenças Respiratórias Agudas. O evento reuniu profissionais de saúde de todo o estado para discutir estratégias de vigilância, prevenção, diagnóstico, tratamento e vacinação da gripe.
O seminário foi transmitido por videoconferência para todas as 22 Regionais. Os profissionais dos 27 municípios que integram a 8ª Regional de Saúde se reuniram em Francisco Beltrão. De Salto do Lontra participaram a Enfermeira de Atenção Básica, Daiane Téchio e a Técnica da Sala de Vacina, Sirlene Luchtemberg.
Daiane disse que este seminário ocorreu num momento oportuno. “Estamos no período do ano em que começa a mudar o clima, as temperaturas começam a cair um pouco e o frio vai chegando, com ele chegam também as gripes, os resfriados e outras doenças respiratórias, por isso, penso que este seminário, realizado pela secretaria estadual da saúde, foi muito importante para estarmos nos atualizando e nos aperfeiçoando ainda mais sobre estas doenças, os diagnósticos, tratamento, enfim, e também quanto à vacina da gripe. Neste encontro recebemos várias informações, às quais, agora estaremos compartilhando com os demais profissionais aqui da Secretaria Municipal de Saúde” comentou.
Vacina da Gripe
A campanha de vacinação contra a gripe começará no dia 17 deste mês e vai até o dia 26 de maio. A mobilização nacional, também conhecida como Dia D, vai acontecer no sábado, dia 13 de maio. Nesta data, as unidades de saúde ficarão abertas durante todo o dia para vacinar a população que pertence aos grupos da campanha.
A população-alvo inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Neste ano, o Ministério da Saúde também incluiu para a vacinação os professores do ensino regular e superior de escolas públicas e privadas em atividade.
Em Salto do Lontra, de segunda à sexta-feira, as doses estarão disponíveis na sala de vacina do Posto de Saúde Central, das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. No dia D da campanha, 13 de maio, a vacina estará disponível durante todo o dia no Posto de Saúde Central, na Unidade de Saúde do Bairro Itaipu e na Escola do Bairro Olaria.

Legenda: A Técnica da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, Sirlene Luchtemberg e a Enfermeira de Atenção Básica, Daiane Téchio participaram nesta semana do VI Seminário Estadual sobre Influenza e Outras Doenças Respiratórias Agudas.