Assessoria - Na semana que passou foi lançado em Nova Esperança do Sudoeste um importante projeto de conscientização e combate à dengue denominado “União é Força - Todos Contra a Dengue”. As ações envolvem principalmente os alunos da rede municipal de ensino através de parceria das Secretarias da Educação e Saúde com apoio da Administração Municipal.
O objetivo é orientar os alunos e incentivá-los a combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Através das crianças a mensagem chega aos pais e a toda a família.
De acordo com o Secretário de Educação, Professor Ivo, “inicialmente os alunos foram orientados de como combater o mosquito e motivados para uma ação, na qual, cada criança deveria coletar o lixo em volta de sua residência e colocar em embalagens apropriadas que foram cedidas pela Secretaria de Saúde. Após a coleta, no dia marcado pela escola, os alunos, coordenados por seus professores, trouxeram o lixo coletado até um caminhão em frente do estabelecimento de ensino para ser dada a destinação correta”. Ainda segundo o professor Ivo, a próxima etapa do projeto será a elaboração de redações. “Cada turma irá elaborar um texto coletivo, os quais serão avaliados por uma comissão, sendo que os doze melhores farão parte um calendário que será confeccionado para ser distribuído em escolas e em outras repartições” concluiu.
O secretário de Saúde Eloi Shilikman destacou o envolvimento de várias pessoas neste projeto. “Gostaria de parabenizar a secretaria de educação, os diretores, professores, funcionários e alunos das escolas, assim como os nossos servidores aqui da secretaria de saúde, enfim, todos que estão realizando esta iniciativa. Lembrar também que o combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser diário e devemos estar todos unidos nesta luta” finalizou.
O Prefeito Jair Stange também destacou a importância deste projeto União é Força - Todos Contra a Dengue. “O combate à dengue e à outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti deve ser feito por toda a população e de forma constante. Através deste projeto as crianças são incentivas a cuidar de suas casas e também cobram dos pais, ou seja, estamos envolvendo toda a comunidade. Parabéns a todos que estão envolvidos nesta iniciativa e contém sempre conosco” disse.

Legenda: Nova Esperança do Sudoeste desenvolve projeto de combate ao Aedes aegypti. As ações envolvem os alunos da rede municipal de ensino. Em uma delas as crianças coletaram o lixo em suas residências.