Um vídeo que circula nas redes sociais desde esta sexta-feira, 24, em que um bebê é agredido a tapas em um Centro de Educação Infantil da cidade de Salto do Lontra, tem causado grande repercussão.
Nas imagens é possível ver a professora (estagiária) segurando o celular com uma das mãos e com a outra batendo na criança. Ela também grita com o pequeno de apenas sete meses.
Na manhã deste sábado, 25, a Secretaria Municipal de Educação emitiu uma nota sobre o caso.
Nota de Esclarecimento
O Município de Salto do Lontra, através da Secretaria Municipal de Educação, vem a público prestar esclarecimentos sobre a denúncia de violência contra criança ocorrida no Centro Municipal de Educação Infantil Educadora Maria Bonin Fachinelo, situada no Bairro Cooperativa.
Na segunda-feira, 20, a Secretária Municipal de Educação, Geovana Techio Lopes Belica, tomou conhecimento de vídeo que expunha situação de maus-tratos praticados por uma estagiária, contra uma criança frequentadora do referido Centro Municipal de Educação Infantil.
De imediato, a Secretaria Municipal de Educação convocou a estagiária retratada nas filmagens e a Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil, para esclarecimentos.
O Município de Salto do Lontra, no propósito de resguardar o melhor interesse das crianças lontrenses, tomou a resolução de afastar a estagiária de suas atividades, impedindo imediatamente sua entrada na instituição de ensino, e solicitou a Fundação Cândido Garcia, responsável pela contratação da estagiária, a demissão da mesma.
Nesta sexta-feira, 24, a mãe da criança compareceu na Secretaria Municipal de Educação e, na presença dos Conselheiros Tutelares Adrieli Galvani e Danilo Silveira, foram cientificados de todo o ocorrido.
Em preservação ao nome, à imagem, e à intimidade da criança, para não a expor a vexame ou constrangimento, o Município de Salto do Lontra manteve o caso em sigilo, vindo a pronunciar-se somente após a ampla repercussão dos fatos.
As atas de ambas as reuniões realizadas no âmbito da Administração Pública serão encaminhadas à Promotoria de Justiça de Salto do Lontra, para a tomada das medidas cabíveis.
Por fim, a Administração Municipal de Salto do Lontra e a Secretaria Municipal de Educação manifestam profundo repúdio a castigo físico, agressão, maus-tratos ou toda e qualquer outra forma de violência contra crianças, e renova sua disposição de prestar irrestrito apoio à criança e seus familiares, por equipe multidisciplinar das áreas de medicina, psicologia e assistência social.

Geovana Techio Lopes Belica,
Secretária Municipal de Educação

Salto do Lontra-PR, 25 de março de 2017



Na manhã de hoje, 25, a nossa reportagem também tentou conversar com a mãe da criança, porém, ela disse que no momento não iria se manifestar.

O caso também já está sob os cuidados da polícia civil. O delegado Sandro Spadatto Barros disse que “é um caso grave e que teve grande repercussão. Nós tomamos conhecimento ontem (sexta-feira), já fizemos o boletim de ocorrência e estamos ouvindo várias testemunhas. A mãe da criança também já prestou depoimento” e acrescentou “inclusive estamos investigando também se já houve outros casos. Se as pessoas souberem de algo nesse sentido também podem nos procurar, podem vir até a delegacia” disse. O delegado Sandro comentou também qual está sendo a linha adotada pela polícia nesse caso. “Existem dois casos os maus tratos e a tortura. À princípio estamos trabalhando com tortura” finalizou.

A nossa reportagem também tentou conversar com a estagiária que aparece agredindo a criança. Em sua casa não havia ninguém e também não conseguimos contato por telefone.