Na tarde desta quinta-feira, 22, foi realizada Audiência Pública na 162ª Zona Eleitoral da Comarca de Salto do Lontra, integrada também pelos municípios de Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste.
Esteve presente o Corregedor Eleitoral, Luiz Oyama, a Meritíssima Juíza Eleitoral, Divangela Précoma Moreira Kuligowski, Prefeito de Salto do Lontra, Maurício Baú, Presidente da Câmara Municipal de Salto do Lontra, Joares Cavanhol, vereador Edson Cancelier, servidores do Fórum Eleitoral e alguns cidadãos representando a comunidade.
De acordo com Luiz Oyama “com a audiência pública é possível saber como os cidadãos estão recebendo os serviços da Justiça Eleitoral, e pelo visto aqui em Salto do Lontra os trabalhos estão sendo bem prestados, com os servidores e a magistrada recebendo elogios da comunidade” comentou.
A Juíza Eleitoral, Divangela Précoma Moreira Kuligowski também destacou a importância desta audiência pública. “É pra reunir a comunidade e informar sobre o trabalho prestado, também ouvir sugestões, críticas, enfim, uma análise geral do que está sendo feito no âmbito da Justiça Eleitoral” e acrescentou “aproveitamos para tratar alguns assuntos, principalmente sobre a última eleição, e as autoridades aqui presentes relataram que a campanha eleitoral foi melhor, mais limpa, mais rápida, enfim, o resultado foi positivo. Também tratamos a respeito da cooperação que existe entre os Municípios e a Justiça Eleitoral e só temos à agradecer aos senhores prefeitos pela cessão de funcionários, dos veículos, dos prédios públicos, enfim” comentou.
O Prefeito Maurício Baú enalteceu o trabalho feito na 162ª Zona Eleitoral de Salto do Lontra. “Parabenizamos a todos da Justiça Eleitoral pela forma como conduzem os trabalhos antes das eleições, nas eleições, e após as eleições. Isso traz uma tranqüilidade para todos os eleitores, fazendo com que este trabalho seja realizado sempre de forma muito imparcial, fazendo cumprir as leis” e destacou a realização desta audiência pública “parabenizamos a iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná por ouvir os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de partidos, enfim, ouvir a comunidade, para saber na realidade o que se passa nos municípios” finalizou.
Biometria
Outro assunto comentado na audiência pública foi o recadastramento biométrico que também está sendo feito na 162ª Zona Eleitoral. O Corregedor Luiz Oyama disse que este serviço ainda ocorre de forma gradativa. “Neste momento não há uma convocação expressa. Em 2019 é que será feita uma revisão do eleitorado, neste caso será preciso que o eleitor compareça, caso contrário o título será cancelado e em 2020 não poderá votar. Então os eleitores já podem ir comparecendo sem pressa para fazer o novo título com a biometria, onde é colhida as digitais, a fotografia, dando maior segurança por ocasião da votação” destacou.
A Juíza Divangela Précoma Moreira Kuligowski também convidou os eleitores para fazer a biometria. “Neste período ainda não é obrigatório, mas já estamos convidando a população para vir até o Cartório Eleitoral e fazer a biometria, pois nas próximas eleições já será possível votar utilizando as digitais e a partir de 2019 será obrigatório o uso da biometria” concluiu.
O atendimento no Fórum Eleitoral de Salto do Lontra é de segunda à sexta-feira, das 12h00 às 19h00, na Rua Dona Rosa Oening, s/n, no Bairro do Parque em frente ao Centro de Eventos.