Assessoria - Em julho de 2016, Salto do Lontra foi atingido por uma intensa chuva de granizo. Centenas de casas foram danificadas e várias construções, tanto da cidade quanto do interior, ficaram arrasadas. A Unidade de Saúde da Família do Bairro Itaipu foi uma delas. "A chuva desmanchou a cobertura, a mobília ficou comprometida e tivemos que esvaziar imediatamente a unidade. Depois disso, não conseguimos mais atender lá", conta o secretário municipal de Saúde, Valdecir Baldessar.
Enquanto a unidade permaneceu fechada, os cidadãos do Bairro Itaipu e também de localidades do entorno, que costumavam usar o local, precisaram se encaminhar para atendimento em outros postos. A situação tem estado dessa forma até hoje, mas, segundo Valdecir, a Unidade de Saúde do Bairro Itaipu será reaberta.
"Logo que tivemos de fechar, o prefeito Maurício Baú se mobilizou para conseguir recursos do Estado, mas isso é algo que demora um certo tempo. Assim que liberou o recurso, já passamos pelo processo licitatório e estamos em fase de conclusão da obra, então até o início de março a unidade vai estar pronta para retomar o atendimento", afirma o secretário.
Além disso, Valdecir garante que a unidade vai ficar ainda melhor. "Aquela obra já tinha problemas, como infiltração, desde a sua construção. Agora tivemos a oportunidade de corrigir isso também. Ficou um prédio praticamente novo, completamente reformado, bonito, coberto com telhas zincadas, protegido com manta e isolamento térmico, vai ficar melhor e mais confortável".