Assessoria - Nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21, aconteceu no Centro Municipal de Saúde de Salto do Lontra curso de capacitação sobre Levantamento do Índice Rápido Amostral (LIRA) para o Aedes aegypti. Estiveram presentes os técnicos em vigilância ambiental da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Antônio Cesar dos Anjos e Danilo Berton, Diretores dos Departamentos de Vigilância Sanitária, de Salto do Lontra, Marcelo Rachelle e de Nova Prata do Iguaçu, Marcio Hunk, além dos servidores municipais que atuam no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Antônio Cesar dos Anjos destacou o objetivo desta capacitação. “Nós técnicos da 8ª Regional estamos recebendo do Ministério da Saúde uma nova modalidade de pesquisa para saber o indicador e a infestação com relação ao Aedes aegypti. Neste primeiro momento estamos repassando aos municípios a forma adequada de se realizar o levantamento rápido, que é o Lira, e a partir daí, após ter o resultado final, saber como agir, baseado na média de risco: baixo, médio ou alto risco para uma epidemia” finalizou.
Para o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Nova Prata do Iguaçu, Marcio Hunk “esta capacitação é muito importante para melhorarmos ainda mais o nosso trabalho de combate ao Aedes aegypti em nosso município, contudo, vale lembrar que esta é uma tarefa de todos, afinal, a luta contra este mosquito deve ser diária” comentou.
O Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Salto do Lontra, Marcelo Rachelle disse que “esta capacitação é muito importante, afinal, trata-se de uma nova técnica a ser utilizada nos municípios com mais de dois mil imóveis e cujo objetivo é sempre melhorar o combate ao Aedes aegypti” e acrescentou “por sermos do município que sediou este encontro queremos agradecer a todos que participaram e colaboraram para a realização deste curso” concluiu.
Além de Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu outros 25 municípios integram a 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão.