A Secretaria de Saúde e o Departamento de Vigilância Sanitária de Salto do Lontra promoveram na manhã desta segunda-feira, 28, uma reunião para tratar sobre ações de conscientização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O encontro aconteceu no Centro Municipal de Saúde e contou com a participação de representantes de outras Secretarias e Departamentos Municipais.
De acordo com a Chefe da Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Luziane Spada, na próxima semana, entre os dia 05 e 09 de dezembro, serão realizadas ações com o foco na conscientização da população. Estaremos com uma grande equipe realizando blitz educativa, palestra nas escolas, concurso de desenhos com os alunos, divulgação nas rádios locais, enfim, um trabalho para conscientizar a população que cada cidadão precisa fazer a sua parte no combate ao Aedes Aegypti. Somente com o trabalho de todos é que poderemos vencer esta luta comentou.
O Secretário de Saúde, Valdecir Baldessar também explicou que as ações programadas para a próxima semana serão mais focadas na conscientização. Queremos que a população entenda o quanto é importante tirar alguns minutos durante a semana e fazer uma vistoria em seus terrenos coletando todo material que possa acumular água, coloquem em sacos plásticos e deixem nas lixeiras de suas casa para que a equipe que faz a coleta do lixo possa dar a destinação correta à estes materiais e acrescentou dessa vez o nosso foco não é realizar os chamados arrastões como ocorreram em outros anos, até porque, muitas pessoas acabam colocando outros tipos de lixo em frente às suas residências, como galhos e até móveis, e esse não é o nosso objetivo neste momento concluiu.
Programação
5ª feira dia 01/12
Lançamento do concurso de desenho sobre o combate ao aedes aegypti em todas as escolas municipais em parceria com a Secretaria de Educação.
Todos os setores públicos estarão realizando um arrastão durante a semana em seus ambientes de trabalho e terrenos da administração para eliminação de criadouros.
Capacitação para as agentes comunitárias de saúde sobre eliminação do aedes aegypti.
2ª feira dia 05/12
Divulgação na praça central das 09h00 às 11h00 da manhã.
Marcelo Rachelle na praça, lançamento da semana de combate ao aedes.
Palestra educativa na escola do bairro Itaipu, no período da manhã e tarde com enfermeiras da atenção primaria e epidemiologia.
Palestra educativa na escola do pinhal da várzea no período da tarde com enfermeiras da atenção primaria e epidemiologia.
3ª feira dia 06/12
Entrevista gravada na rádio.
Palestra educativa na escola Antônio Peron na parte da manhã e tarde com enfermeiras da atenção primaria e epidemiologia.
Palestra educativa na escola da Barra do Lontra na parte da tarde com enfermeiras da atenção primaria e epidemiologia.
Capacitação para os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde com enfermeiras da atenção primaria e epidemiologia e médica coordenadora da equipe medica.
Exposição dos desenhos na Unidade Central de Saúde para votação da população para escolha dos desenhos.
4ª feira dia 07/12
Entrevista gravada na rádio.
Palestra educativa na escola José Luiz Penso Bagiono período da manhã e tarde com enfermeiras da atenção primaria e epidemiologia.
Palestra educativa na escola da Sede da Luz no período da manhã com enfermeiras da atenção primaria e epidemiologia.
5ª feira dia 08/12
Palestra educativa na escola da Linha Boeira no período da manhã e tarde com enfermeiras da atenção primaria e epidemiologia.
Palestra educativa na escola do São Jorge no período da tarde com enfermeiras da atenção primaria e epidemiologia.
6ª feira dia 09/12
Pedágio educativo das 9 as 11 da manhã, na cidade com o Departamento de Vigilância Sanitária, Policia Militar e Secretaria de Saúde.
Palestra educativa na escola de São Sebastião no período da tarde com enfermeiras da atenção primaria e epidemiologia.
Encerramento do concurso de desenho no gabinete do Prefeito Maurício Baú com premiação para os alunos com os desenhos mais votados pela população.
Sábado dia 10/12
Às 10h00, hora H, com divulgação na radio neste horário para que a população dedique 15 minutos de seu tempo para olhar em seus residências e quintais e eliminar criadouros do mosquito.
Legenda: Foto da Internete.