Assessoria - Durante o período de 19 a 22 de maio, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) esteve presente no 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) com a apresentação de seis projetos de extensão em andamento nos campi da instituição. O grupo foi composto de representantes da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), docentes orientadores dos projetos e estudantes bolsistas.
O evento aconteceu em Belém, no estado do Pará, e teve como tema Diálogos de Extensão: saberes tradicionais e inovação científica. Na programação do 6º CBEU constaram várias atividades acadêmicas, culturais e oficinas.
Os projetos de extensão foram apresentados de forma oral durante o Congresso. Um deles foi o Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional na Microrregião de Capanema, em execução no Campus Realeza. Na opinião de Amélia Dreyer Machado, coordenadora do Programa, a participação no 6º CBEU foi importante tanto para tornar a Universidade conhecida como para trocar experiências com colegas professores, estudantes e técnicos-administrativos em educação de outras instituições. Conhecemos práticas muito interessantes, que podemos implantar na UFFS, de como trabalhar o tripé ensino/pesquisa/extensão a partir da matriz curricular, de forma interdisciplinar e interinstitucional, avalia Dreyer Machado.
O Programa Nutrisan iniciou em 2010 e nesses quatro anos de trabalhos os resultados são significativos, conforme explica Amélia. Com base em avaliações após cada atividade, pode-se dizer que os resultados foram efetivos para a comunidade. Depoimentos de participantes demonstraram que seus conhecimentos vêm aumentando a cada atividade proposta, o que fortalece e qualifica o autocuidado dos envolvidos. Nas reuniões ampliadas, os técnicos da rede de saúde afirmaram, reiteradas vezes, que foi possível implementar novas ações que envolvessem a alimentação e nutrição, relata.
Em 2014, o número de projetos vinculados ao Nutrisan passou de quatro para seis. Agora a equipe de trabalho é formada por nove professores, dois técnicos-adminsitrativos em educação e 41 acadêmicos, sendo 12 bolsistas e 29 voluntários. As perspectivas de continuidade deste programa são promissoras, pois se espera ampliá-lo, com a entrada de novos docentes, acadêmicos e colaboradores, assim como a área/região de abrangência e incluir novas ações que visem o desenvolvimento das áreas de educação, saúde e nutrição, bem como a segurança alimentar e nutricional da população atendida, comenta Amélia.
São projetos do Nutrisan: Atuação Interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde; Boas práticas de manipulação/ fabricação de produtos alimentícios, Formação de professores em alimentação e nutrição para o ensino fundamental nas escolas municipais da região sudoeste do Paraná; Promoção da saúde, alimentação e nutrição no espaço ASSESOAR; Acervo Latino americano em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN): uma parceria com a Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA); e Atenção nutricional aos indivíduos e grupos atendidos na Clínica Escola de Nutrição da UFFS.
Demais projetos da UFFS enviados ao 6º CBEU:
Campus Erechim: Educação de Jovens e Adultos (EJA): Uma Experiência Extensionista em Rede Pública de Ensino
Campus Chapecó: Gênero e Diversidade na Educação
Campus Cerro Largo: Análise de Ações Extensionistas na Implantação de Hortas Escolares de Base Ecológica, Seus Efeitos e Desafios no Contexto Educacional
Campus Laranjeiras do Sul: A Piscicultura como Nova alternativa de produção em Propriedades Familiares Rurais do Território Cantuquiriguaçu
Campus Laranjeiras do Sul: Análise de Processos de Comercialização de Alimentos Ecológicos na Região Centro-Oeste do Paraná Com Foco no PNAE
Legenda:
Seis projetos de extensão da UFFS foram apresentados no 6º CBEU/ Divulgação