Assessoria - No dia 03 de junho de 2014, no Plenarinho da Câmara dos Deputados em Curitiba, pesquisadores/educadores das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil, parlamentares, representantes das instituições públicas e privadas estarão debatendo sobre a necessidade de divulgar e fortalecer a Pedagogia da Alternância desenvolvida pelas Casas Familiares Rurais do Estado do Paraná visando a sua sustentabilidade.
No Estado do Paraná são 42 (quarenta e duas) Casas Familiares Rurais, envolvendo mais de 800 municípios e milhares de comunidades.
Em três décadas de existência os CEFFA’s já formaram mais de 50.000 jovens agricultores e ainda conta com 20.000 jovens em formação envolvendo mais de 70 mil famílias, totalizando 350.000 agricultores familiares.
A ARCAFAR-SUL representante das Casas Familiares Rurais preocupada com a educação do campo no campo, contextualizada com a história de vida dos agricultores familiares, solicitou o apoio dos deputados na condição de tornarem-se mediadores e apoiadores da pedagogia da alternância desenvolvidas pelas Casas Familiares Rurais, na promoção da educação, cultura e desenvolvimento no campo.
As Casas Familiares Rurais atuam na educação do campo contextualizada e voltada para os sujeitos do campo, em alternância, contribuindo para permanência do jovem no campo com a geração de trabalho e a melhoria da qualidade de vida desses jovens e da sua família. No trabalho desenvolvido pelas Casas Familiares Rurais vem sendo divulgado e ampliado o acesso dos jovens e das suas famílias às políticas públicas de desenvolvimento rural como: reforma agrária para jovens e adultos, qualificação e acesso ao crédito, assistência técnica de qualidade, iniciativas empreendedora no campo, fortalecimento das organizações sociais, enfim, a formação de um novo tecido social e econômico no meio rural, na perspectiva da Agricultura Familiar e desenvolvimento sustentável.