Nesta terça-feira (14), cerca de 40 alunos do Colégio Estadual João Zacco, da cidade de Planalto, participaram de "Oficinas de Aprendizagem", na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza. As atividades foram ministradas pelos acadêmicos dos cursos de Física (7ª fase) e Química (5ª fase). As oficinas são uma nova proposta de avaliação dentro do Componente Curricular de Organização do Trabalho na Escola.
De acordo com a professora da disciplina, Cristiane de Quadros, a realização das oficinas é uma iniciativa dos próprios acadêmicos que participam do Componente Curricular, em resposta ao desafio de criar uma avaliação diferenciada neste primeiro semestre. "Além de os estudantes do colégio conhecerem a Instituição, os acadêmicos da UFFS podem estar mais próximos da realidade escolar", explica.
As oficinas também serão ministradas nos dias 15 e 22 de junho e contarão com participação dos alunos dos colégios estaduais 12 de Novembro e Dom Carlos Eduardo, ambos de Realeza. Entre os temas abordados, estão combustão da sacarose, cola de caseína, arduino no ensino de circuitos elétricos: bateria de experimentos, teste de chamas e reação de sabonização. As atividades acontecem nos laboratórios da UFFS.
Legenda: As atividades foram ministradas pelos acadêmicos dos cursos de Física e Química/ UFFS/Ariel Tavares