Assessoria - Agora a cidade de Ampére, conhecida regionalmente como um pólo industrial onde grandes inovações acontecem, também passa a ser destaque na contribuição com o meio ambiente por meio da energia solar.
A responsável pela novidade é a PLUS Tecnologia, uma empresa que atua no município há mais de 17 anos com informática, sistemas de segurança, e agora, energia solar. O empreendedor Lucimar Corá, explica que a instalação do sistema de energia solar é um investimento de alto retorno. “Instalar um sistema como este é dar às pessoas o direito de poder gerar sua própria energia através de uma fonte gratuita, limpa e renovável, e que resulta em uma economia de até 95% na conta de luz, e uma conta imune a inflação. Além disso, tem-se a valorização imediata do imóvel, que passa a ser sustentável”, destaca Corá, acrescentando que os painéis solares têm 25 anos de vida útil.
O orçamento é individualizado conforme cada imóvel após a realização de um projeto personalizado e os custos podem ser parcelados em até 36 vezes. A empresa fica responsável por toda a instalação bem como pela conexão e legalização com a concessionária de energia local, no caso, a Copel.
Entenda como funciona a geração de energia solar
01. A luz solar que incide sobre os painéis durante o dia é absorvida e convertida em energia elétrica.
02. O inversor capta a corrente contínua (CC) e a transforma em corrente alternada (CA) que pode ser consumida na casa ou empresa.
03. A corrente alternada (CA) é consumida no local gerando energia para lâmpadas, eletrodomésticos, entre outros.
04. O excedente de energia gerada vai para a rede de distribuição, gerando créditos que podem ser gastos em até 60 meses em qualquer conta com o mesmo titular. Quando não há geração de energia (por ex: a noite) ou quando o consumo é maior que o gerado, utiliza-se normalmente a eletricidade fornecida pela Copel.