AEN - O Governo do Paraná entregou quatro novos veículos de Intervenção Rápida para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (1º) no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Curitiba.
O investimento para aquisição dos veículos camionetes Amarok 4x4 foi de R$ 715,6 mil e a destinação de recursos para reforçar a frota do Estado não para por aí. Mais 20 ambulâncias para o Siate estão em processo final de montagem e serão entregues nos próximos 60 dias. Até o fim deste ano, o Governo fará mais um investimento para completar o parque de equipamentos da Rede Paraná Urgência de todo o Estado.
Desde o início da gestão, já foram entregues 80 ambulâncias para o Siate, além de equipamentos médicos para pronto-atendimentos, hospitais e unidades de emergência.
As camionetes 4x4 entregues hoje têm capacidade de chegar a locais de difícil acesso. Elas darão suporte aos bombeiros e socorristas no enfrentamento de situações de maior complexidade que exigem auxílio médico, explica o diretor da Rede Paraná Urgência da Secretaria de Estado da Saúde, Vinicius Filipak.
De acordo com ele, isso potencializa a quantidade de ocorrências em os médicos poderão estar presentes, beneficiando diretamente a população paranaense. Dois veículos serão destinados ao Siate Curitiba, um ao Samu Londrina e a outra ao Samu Cascavel.
Cada vez que os nossos socorristas se deparam com situações de maior gravidade e identificam a necessidade de um médico ou enfermeiro, são estes veículos que vão levar os profissionais para o local das ocorrências, conta o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Juceli Simiano Junior.
De acordo com o coronel, as camionetes são fundamentais no atendimento às vítimas. O impacto positivo não será apenas no tempo de resposta na ocorrência, mas também na qualificação do serviço que prestado aos usuários, afirma.
INVESTIMENTOS A estruturação dos Samus Regionais também é outro destaque da Rede Paraná Urgência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é uma política federal que tem financiamento tripartite. A destinação de recursos para custeio dos Samus Regionais feita pelo Paraná possibilitou a ampliação do serviço de 15 para 289 cidades no Estado, ressalta Filipak.
O diretor explica que a reposição de veículos para o Samu é uma responsabilidade do Governo Federal, mas como o Ministério da Saúde não tem renovado a frota dos serviços em funcionamento no Paraná, o Governo do Estado tem auxiliado na destinação de ambulâncias para qualificar os serviços e evitar desassistência.
Os investimentos no atendimento de emergência possibilitaram a redução de 21% da mortalidade por acidentes no Paraná de 2011 até agora. Com a ampliação e a qualificação do atendimento emergencial à população paranaense, estamos reduzimos a dor e o sofrimento e dando mais chances de sobrevida às vítimas, finaliza o diretor.
Legenda: Entrega de veículos, para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Curitiba,01/06/2016. Foto: Venilton Küchler.