Assessoria - O Procaxias realizou na tarde de sexta-feira, 20, mais uma assembleia geral extraordinária, no Hotel Plaza, em Boa Vista da Aparecida, com a participação de prefeitos e representantes dos municípios.
O encontro também contou com a participação do tenente coronel, chefe de divisão da Defesa Civil, de Curitiba, para apresentar o curso de brigadista e voluntários da Defesa Civil.
O encontro definiu a aprovação do orçamento 2017, definição de debates para o encontro com as lideranças do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e em destaque, a apresentação do curso de brigadistas e voluntários da Defesa Civil.
Esse curso é ministrado pelo grupamento de Bombeiros e Defesa Civil do Paraná e já vem sendo realizado em todo o Estado. O município de Três Barras do Paraná, que integra o Procaxias, formou cerca de 140 pessoas neste mês de maio. Agora o propósito do Procaxias é implantar este mesmo curso nos demais municípios do consórcio.
O prefeito de Capitão Leônidas Marques, Ivar Barea, apoiou a ideia da vinda desse curso para os municípios do Procaxias. O município de Capitão conta com unidade de Bombeiro Comunitário e a formação de brigadistas auxiliaria ainda mais nas ações junto a população. "Tivemos a apresentação deste curso e tem o meu total apoio, pois estamos em uma área com muitas incidências climáticas, já passamos por graves situações e com a formação de brigadistas e voluntários da Defesa Civil, teremos pessoal capacitado e de prontidão para nos ajudar", explicou o prefeito.
O prefeito de Boa Vista da Aparecida, Volnei Savaris, agradeceu por mais essa assembleia ser realizada em seu município e ainda apoiou a vinda desse curso. "É uma satisfação para o município e administração em sediar mais uma assembleia do Procaxias e receber a equipe de Defesa Civil para apresentar esse importante curso. Tem nosso total apoio, pois nossa região necessita de pessoas com esse conhecimento e que poderão ajudar o município em eventuais incidentes", explicou Savaris.
O tenente coronel Edemilson de Barros agradeceu o interesse dos prefeitos por esse curso e destacou sua importância, principalmente aos municípios lindeiros ao lago. "Quero agradecer o convite do Procaxias pela oportunidade de apresentar este curso e dizer que estamos a disposição para qualquer dúvida. Formamos cerca de 140 pessoas em Três Barras do Paraná e trazer esse curso para os outros municípios do consórcio, a região só tem a ganhar, pois serão pessoas capacitadas e de prontidão a auxiliar a população de seus municípios em eventuais situações climáticas e outras diversidades. Parabéns ao Procaxias pela iniciativa e que a população reconheça a importância desse curso e venham fazer parte desse grupo de brigadistas da Defesa Civil", disse Barros.
Está marcado para o dia 03 de junho, em Capitão Leônidas Marques, um encontro com os representantes do IAP para discutir sobre o plano diretor dos municípios junto ao instituto. "Estamos nos preparando para essa reunião, pois é de tamanha importância para os nove municípios do Procaxias. Queremos discutir como IAP, condições referente ao alagado, por isso, é de extrema importância a presença de todos os prefeitos do consórcio", explicou Ivar Barea.