AEN - O governador Beto Richa lançou nesta segunda-feira (02), no Paraná, o Maio Amarelo, um conjunto de atividades dedicado à prevenção de acidentes de trânsito e redução das vítimas, que ocorre, simultaneamente, em todo o mundo. O movimento conta com a participação de órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
O Governo do Estado participa por meio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), polícia rodoviária estadual e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Também são parceiros a Polícia Federal, o Instituto Paz no Trânsito, o Observatório Nacional de Segurança Viária, a Associação Comercial do Paraná.
Richa destacou que o Estado mantém ações permanentes para diminuir o número de acidentes no trânsito. Neste mês, em especial, temos um conjunto de ações dedicado à prevenção de acidentes de trânsito e a redução de vítimas em função desses acidentes. Vemos que muitas pessoas acabam descontando seus problemas emocionais no trânsito, o que acaba trazendo problemas sérios, disse ele.
No Paraná, o governo estadual estima investir, até 2017, R$ 43 milhões na sinalização de cerca de 320 municípios, além de R$ 92,7 milhões em ações de educação para o trânsito. O poder público precisa investir nesta área, em campanhas educativas, sinalização, mobilidade urbana, integração entre os diferentes modais de transporte e conscientização nas escolas, enfatizou o governador.
REESTRUTURAÇÃO Richa também citou a reestruturação do Detran-PR, com a criação de totens de auto-atendimento e do programa Detran Fácil, que já foram utilizados por 4 milhões de pessoas, diminuindo o tempo de espera nas sedes do órgão.
De acordo o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad, os acidentes de trânsito matam 48 mil pessoas no Brasil por ano. Trabalhamos há muito tempo para reduzir este índice. A maior parte dos acidentes é decorrente de falha humana, então é preciso que as pessoas tenham atenção e mudem culturalmente seu procedimento no trânsito, fazendo com que suas atitudes individuais não tenham efeito sobre o coletivo, declarou.
ATENÇÃO DA SOCIEDADE - O Maio Amarelo nasceu com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o altíssimo índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, particularmente no Brasil. A ideia é mobilizar o poder público e a sociedade civil de maneira coordenada em torno de ações articuladas.
A Lei 18.624, que instituiu o Maio Amarelo no Paraná, foi assinada pelo governador Beto Richa no ano passado. Entre os seus objetivos está o de engajar as pessoas em uma nova atitude, de mais respeito, maior consciência e responsabilidade no trânsito.
Durante todo este mês, haverá palestras, blitz educativas, vídeos e até teatro. São 31 campanhas programadas uma para cada dia do mês. O Detran criou um site (www.detran.gov.br/maioamarelo) que exibirá um vídeo por dia com depoimentos baseados em fatos reais, incluindo reportagens e infográficos.
O comandante do BPTran, tenente coronel Valterci Mattos de Souza, explicou que serão intensificadas as campanhas e blitz educativas. No dia 25 de maio, 145 postos em todo o Paraná recebem a blitz. O trânsito não se faz sozinho, mas com a participação de toda a comunidade. A ideia é conscientizar as pessoas para que obedeçam às regras de trânsito para evitar acidentes, disse.
CAUSAS - Para tornar a campanha mais didática, o Detran fez uma lista das 31 principais causas de acidentes, que incluem desde o excesso de carga à embriaguez ao volante, o uso do cinto e de outros equipamentos de segurança. As peças contam com depoimentos de motoristas, pedestres, ciclistas, passageiros e motociclistas.
PRESENÇAS Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas; os secretários da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e da Cultura, João Luiz Fiani; o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis; o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; e os deputados estaduais Hussein Bakri, Márcio Nunes, Élio Rush e Maria Victória Borghetti Barros.
Legenda: Governador Beto Richa lança as atividades do Maio Amarelo 2016, campanha de prevenção de acidentes e redução do número de vítimas no trânsito, junto com o diretor geral do Detran, Marcos Traad. Presentes os secretários estaduais chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, chefe de gabinete, Deonilson Roldo, da Cultura, João Luiz Fiani, da Agricultura, Norberto Ortigara, da Casa Militar, Adilson Castilho, os deputados estaduais, Hussein Bakr, Elio Rusch e Marcio Nunes, e demais autoridades. Curitiba, 02/05/2016. Foto: Pedro Ribas/ANPr.