AEN - Após duas reuniões com a Sanepar, moradores de Salto do Lontra começam a interligar seus imóveis às redes coletoras que foram implantadas na cidade e que já estão aptas e liberadas para receber o esgoto sanitário. Até esta sexta-feira (4), cerca de 80% das mais de 1,7 mil ligações previstas receberam visita das equipes da Sanepar e aderiram ao processo de interligação das instalações hidrossanitárias ao sistema de coleta e tratamento do esgoto.
As reuniões da empresa com a comunidade, realizadas em fevereiro e março, foram para explicar o funcionamento de todo sistema, a forma correta de executar a ligação domiciliar e o que pode ser lançado na rede coletora com o objetivo de garantir a eficiência do sistema.
O gerente regional da Sanepar Celço Arisi disse que os moradores entenderam o benefício do sistema. Com seus imóveis ligados à rede, a população conta com a coleta rápida, segura e ininterrupta e ganha conforto e saúde para todos, destaca Celço.
Com a implantação do sistema de esgoto, a Sanepar investe também na conservação do meio ambiente. A prestação desse serviço promove o tratamento adequado dos resíduos sanitários e traz vantagens para todos, desde a valorização dos imóveis até a redução de gastos com a saúde, assegura o gerente. Todo o esgoto que for coletado na cidade vai passar pela Estação de Tratamento, que tem capacidade para tratar 64,8 mil litros de dejetos por hora.
A Sanepar investiu cerca de R$ 9 milhões nas obras de implantação do sistema de esgoto que conta com 43 mil metros de redes que vão coletar o esgoto de quase 2 mil imóveis e transportá-lo até a unidade de tratamento.
A obra do sistema de esgotamento sanitário em Salto do Lontra é de responsabilidade da Sanepar. Se algum morador tiver alguma dúvida, principalmente quanto à ligação, pode entrar em contato pelo telefone (46) 3538-1493.
Legenda: Moradores de Salto do Lontra em reunião com a Sanepar no Centro de Eventos, na noite do dia 3 de março. Foto: Divulgação.