JB - Dois bandidos morreram, uma mulher e um policial ficaram feridos durante uma troca de tiros na noite de sábado, 5, no centro de Salto do Lontra. Os criminosos tinham praticado um assalto no interior de Ampere e estavam em fuga quando se depararam com a equipe policial.
O crime ocorreu por volta das 17h30. Três homens armados invadiram a residência dos agricultores Sergio Banowski, 67, e sua esposa Florentina, 65, na comunidade de Linha Goulart, em Ampere. Os dois foram amarrados e colocados em um quarto. À noite, por volta das 20h00, o filho do casal, Jucimar Antônio Banowski, 33, chegou à propriedade com uma caminhonete Toyota Hilux. Também foi rendido e colocado com os pais. Os marginais deixaram a casa por volta das 21h00 levando o veículo e diversos pertences. As vítimas, que ficaram amarradas, conseguiram se soltar e comunicaram a polícia.
Por volta das 21h45, os soldados Jatir e Casteli, que sabiam do assalto, avistaram a caminhonete Hilux na Avenida Nicolau Inácio, centro de Salto do Lontra. Quando tentaram realizar a abordagem, o condutor saiu em marcha ré e colidiu com outro veículo que transitava pela via pública. Ao perceber a aproximação dos policiais o motorista teria tentado fugir novamente, sendo efetuado um disparo no pneu dianteiro. Os ocupantes desembarcaram e um deles efetuou disparos contra os policiais, vindo a atingir o colete na altura do abdômen e a mão esquerda do soldado Casteli.
Os policiais revidaram e acertaram três pessoas (dois homens e uma mulher). Um morreu no local (Paulo Cesar Viana Prudente, 18 anos) e o outro (Juliano Bernardo da Silva, 25 anos) foi socorrido ao pronto atendimento, mas morreu em seguida. A mulher ferida (Rosane Duarte, 26 anos) foi levada ao pronto atendimento e em seguida transferida para Francisco Beltrão. Um quarto individuo fugiu a pé efetuando disparos contra os PMs. Logo em seguida foi capturado no Bairro Itaipu e levado para a delegacia de polícia. Policiais Militares de toda a região deslocaram em apoio à equipe de Salto do Lontra. Peritos do IML, Instituto de Criminalística e investigadores da Policia Civil também estiveram no local.
O soldado Casteli, que levou um tiro de raspão em uma das mãos e outro que atingiu o colete na região do abdômen, passa bem.
Legenda: Um dos bandidos morreu no local e o outro no pronto atendimento (Foto: Ivânia Bonatto/ Diário da Informação).