Assessoria - Por unanimidade dos vereadores presentes, a Câmara Municipal de Salto do Lontra aprovou na sessão ordinária de segunda-feira, 09, o Projeto de Lei nº 09/2015 de autoria de Evelázio Ribeiro e co-autoria dos demais vereadores em que passa a denominar-se “Professora Iraci Vezentin Palavezzini” a Secretaria Municipal de Educação do município.
De acordo com a justificativa, o referido Projeto de Lei visa valorizar Dona Iraci, que representa exemplo de trabalho, dedicação, dignidade, humildade e simplicidade, sendo justa a homenagem com a perpetuação do seu nome.
Histórico
Professora Iraci, esposa, mãe, e avó dedicada, deixou boas lembranças por sua expressiva e marcante atuação como pessoa e professora.
Nascida em 13/08/1947, na cidade e Ibicaré-SC, onde passou sua primeira infância. Aos sete anos mudou-se para a cidade de São Vicente-SP, onde residiu no convento das Irmãs Vicentinas e passou a frequentar o colégio da mesma Ordem. Permaneceu naquela cidade até 1.963.
Aos 16 anos retornou ao Estado de Santa Catarina, mais precisamente á cidade de Xanxerê – Comunidade Rural de Toldo Velho, onde apesar da pouca idade iniciou suas atividades como professora de salamultiseriada. Em 1965 começou a lecionar também no Município de Abelardo Luz- SC.
Em 1970, casou-se com Pedro Palavezzini, com quem viria a ter quatro filhos: Silvana, Sidney, Cidicley e Juliana. Em 1971 mudou-se para a cidade de Capitão Leônidas Marques- PR, mais precisamente á comunidade rural de Linha Andradina, onde também atuou como professora.
Em 31/07/1979 mudou-se para Salto do Lontra-PR, fixando residência na comunidade de Linha Carmélia, juntamente com os demais membros da família Palavezzini. No mês seguinte iniciou suas atividades como professora, também em salas multiseriadas. Nesta comunidade além da atividade docente destacou-se também como líder comunitária. participando com ênfase nas atividades religiosas.
Em setembro de 1988, mudou-se para a sede do Município. A partir de então atuou em diversas localidades, sobretudo na linha Pinhal da Várzea e Bairro Itaipu. Todavia atuou ainda nas comunidades de Barra do Lontra, São Sebastião, Linha Bonfim e Bairro Olaria. Além de suas atividades como docente atuou também como gestora tendo ainda sido responsável pela Biblioteca Pública Municipal, e monitora do ITDE- Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional. Professora Iraci Vezentin Palavezzini sempre teve a educação como paixão e a ela dedicou boa parte de sua vida. Contudo,atuou também em outros segmentos da comunidade lontrense, tais como político, social e religioso.
Cidadã honesta, ética, dedicada e competente, de intensa religiosidade, conduziu sua família nos trilhos da caridade, do bem e do respeito ao próximo. Professora Iraci nunca furtou-se ao auxilio a quem dele precisasse. Professora de alma e coração, por meio do exemplo, ensinou o profissionalismo, o amor, a fé, e a alegria. Dedicou sua vida ao trabalho, família e amigos. Deixou saudades em 14/05/2012. A esta verdadeira heroína dedicamos nossa gratidão e homenagem.
Assim,entendemos justa e merecida a deferência que se pleiteia, pois Professora Iraci Vezentin Palavezzini através de sua atuação deixou marcas positivas indeléveis na educação em nosso município. E por tudo isso, esperamos contar com a aprovação dos ilustres membros desta Casa de Leis a homenagem que hora se pretende.

Foto 1: Secretaria Municipal de Educação de Salto do Lontra passa a denominar-se Professora Iraci Vezentin Palavezzini (em memória). Projeto de Lei foi aprovado na sessão ordinária de segunda-feira, 09.

Foto 2: Familiares e amigos da Professora Iraci Vezentin Palavezzini (em memória), prestigiaram a sessão ordinária em que ela foi homenageada.