Projetos aprovados pela Assembleia nesta semana garantem abertura de concurso público para a contratação de mais trabalhadores e melhoria dos serviços prestados à população, diz parlamentar
Assessoria - O deputado estadual Nelson Luersen (PDT) comemorou a aprovação, nesta quarta-feira, 21, pela Assembleia Legislativa, de três projetos que beneficiam nove mil servidores da saúde, garantindo a melhoria das condições de trabalho e do atendimento prestado à população. As propostas atendem a antigas reivindicações dos trabalhadores da saúde pública - apoiadas por Luersen - corrigindo distorções no plano de carreira da categoria, e permitindo a abertura de concurso público para a contratação de mais de dois mil novos servidores e a ampliação dos serviços oferecidos pelo Estado aos paranaenses.
“As pesquisas mostram que a saúde é a principal preocupação dos brasileiros hoje. Garantir melhores condições de trabalho e os direitos dos trabalhadores da área significa criar as condições para que a população tenha uma atendimento mais rápido e eficiente”, avalia Luersen, que votou favoravelmente aos três projetos. “O Paraná precisa de mais profissionais atuando na saúde pública. Com a aprovação desses projetos, o Estado poderá realizar concurso para a contratação de novos servidores já no ano que vem”, explica o parlamentar, apontando que a medida permitirá a substituição de funcionários que se aposentaram ou deixaram o serviço público.
Luersen esclarece que quando foi implantado o plano de carreira dos funcionários da saúde no Estado, há pouco mais de um ano, um grupo de servidores foi prejudicado na migração de uma carreira para outra. Isso porque na passagem foi considerado o valor do salário imediatamente superior. E segundo o SindSaúde – que representa a categoria - apesar de ninguém ter tido perda no salário, houve a desconsideração das progressões por título e por tempo transcorrido no serviço público. “As medidas aprovadas hoje pela Assembleia corrigem esse erro e garantem a contagem do tempo para fins de aposentadoria desses servidores”, afirma o deputado.
Os projetos também garantem o direito de folga extra pra quem trabalha em feriado, a adequação de vagas para realização de concurso público e liberação dos processos de aposentadoria indeferidos. Luersen parabenizou os trabalhadores do setor, que acompanharam a votação nas galerias do plenário da Assembleia. “Recebemos pessoalmente os representantes do SindSaúde e desde o início asseguramos a eles que apoiaríamos as reivindicações da categoria. Temos certeza de que essas conquistas vão não só valorizar o trabalho dos servidores, como permitir que eles prestem um serviço com melhor qualidade e agilidade para os paranaenses”, avaliou o deputado.
Luersen ressaltou que após várias ações prejudiciais aos servidores, como o confisco da previdência do funcionalismo e o atraso no pagamento do reajuste salarial da data-base, o governo corrigiu, com esses projetos, um problema criado por ele mesmo na implantação do plano de carreira dos trabalhadores da saúde.