Assessoria - Nesta terça-feira, dia 20, foi aprovado pelo plenário da Alep – Assembleia Legislativa do Estado do Paraná a construção de diversas PCHs – Pequenas Centrais Hidroelétricas e CGHs - Centrais Geradoras Hidroelétricas.
Entre elas o Deputado Neslon Luersen destaca a PCH de Foz do Santana, no rio Chopim, entre Verê e São João; CGH Folha Verde, rio Tormenta, município de Catanduvas; PCH Parque, rio Jordão, em Guarapuava; PCH Foz do Estrela, rio Iratim, em Coronel Domingos Soares; CGH Generoso, rio Chopim, em Cruzeiro do Iguaçu; CGH do Lontra, rio Lontra, em Salto do Lontra; CGH Nossa Senhora de Lurdes, rio Sarandi, em Realeza; PCH Jacaré, rio Santana, entre Francisco Beltrão e Bom Sucesso do Sul; PCH Bela Vista, rio Chopim, entre Verê e São João; PCH do Tigre, rio Marrecas, em Mangueirinha; PCH Canhadão, rio Covó, em Mangueirinha; PCH Vila Galupo, rio Santana, entre Francisco Beltrão e Bom Sucesso do Sul; PCH Covó, rio Marrecas, em Mangueirinha.
O Deputado ressalta a importância desses empreendimentos para aumentar a geração de energia no Estado do Paraná. Que futuramente tendem a baratear a energia, pois deixaremos de necessitar da energia gerada por termoelétricas que basicamente queimam carvão e tem custo de operação elevadíssimo, além do grande impacto ambiental. Ao contrário das PCHs e CGHs que geram energia limpa e renovável a um preço muito mais em conta.
Além dos benefícios para a população em geral, os Municípios onde serão instalados os empreendimentos serão beneficiados com o recolhimento de tributos e com a geração de emprego e renda para os munícipes.
Para agilizar ainda mais futuros empreendimentos como estes o Deputado Nelson Luersen, subscreveu juntamente com outros Deputados, projeto de lei que retira a necessidade de apreciação por parte da Alep, entendendo que as licenças ambientais seriam o suficiente.