AEN - Os novos agentes penitenciários nomeados pelo governador Beto Richa começaram a tomar posse nesta segunda-feira (19) no Grupo Setorial de Recursos Humanos (GRHS) da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, em Curitiba. Eles começam a trabalhar em unidades prisionais de todo o Paraná no dia 4 de novembro.
A nomeação foi autorizada no início deste mês para 128 agentes, dos quais 124 foram chamados para entrega da documentação. Os outros quatro estão com pendências judiciais. Nesta segunda-feira compareceram para tomar posse os profissionais que atuarão no interior do Estado e, nesta terça-feira (20), foram convocados os agentes designados para Curitiba e Região Metropolitana.
Os candidatos selecionados para o cargo compareceram no prédio da Segurança Pública com a lista de documentos solicitados conforme convocação anunciada previamente. Ao chegar no local, eles recebem uma senha e, logo após, são atendidos. Os profissionais que não puderem comparecer na data informada devem entrar em contato com o GRHS, pelo telefone (41) 3313-1925.
Segundo a chefe do GRHS, Silvia Stocco, a Secretaria da Segurança Pública fez a organização para atender os agentes da melhor forma possível. Convidamos o Setor de Recursos Humanos do Departamento de Execução Penal para realizar o atendimento aqui. Assim que nomeados, os agentes são orientados a ir ao setor verificar a definição de que região em irá trabalhar, explicou.
Também instalamos um posto provisório do Banco do Brasil na Secretaria, com um gerente e um funcionário, para que os agentes possam abrir uma conta-corrente, uma vez que os bancos estão em greve, disse ela.
A data do início do exercício, 4 de novembro, foi estabelecida porque a maior parte dos contratos dos profissionais em vigor pelo regime PSS (Processo Seletivo Simplificado) tem término um dia antes, em 3 de novembro.
Legenda: Novos agentes penitenciários começam a tomar posse nesta segunda. (Foto: Divulgação SESP).