Assessoria - Uma blitz, de caráter principal educativo, foi realizada em parceria entre o CMUTRAN (Conselho Municipal de Trânsito) de Dois Vizinhos e a Polícia Militar na manhã desta sexta-feira, dia 26, onde inúmeros veículos foram abordados.
O ponto inicial foi a Praça do Pedágio, onde foi montada uma espécie de posto avançado, onde os condutores recebiam orientações visando à melhora do trânsito na cidade, na sequência outra blitz foi montada na Rua João Dalpasquale, também no centro da cidade.
“A blitz tem a função precípua de educar os motoristas, mas, mesmo assim encontramos várias irregularidades como condutores sem habilitação, veículos com débitos e automaticamente não licenciados, então, mesmo que a intenção primeira seja educar, não deixamos de buscar a resolução dos problemas encontrados, inclusive com a apreensão dos veículos irregulares”, explicou um dos soldados da PM que participou da Blitz.
No total foram recolhidos ao pátio da CIRETRAN de Dois Vizinhos, 6 veículos que estavam com documentos atrasados e não se encontravam devidamente licenciados junto ao órgão de trânsito.
Os agentes de trânsito do CMUTRAN participaram efetivamente da operação, realizando a fiscalização dos documentos dos veículos e condutores, e também realizando as notificações de trânsito necessárias e de suas competências.
Os agentes estão autorizados legalmente a solicitar, dos condutores, documentos relacionados ao cotidiano do trânsito. “Carteira de Habilitação (CNH) e documentação de veículos por exemplo”.
As blitz em conjunto com a Polícia Militar e CMUTRAN acontecem na cidade visando também garantir a segurança da população. “Temos o apoio do CMUTRAN e as blitz são em conjunto com a PM porque o agente de trânsito vai solicitar a documentação de trânsito e a Polícia Militar está ali para ocorrência de crime, que não é atribuição dos agentes. Por conta dessa situação, visando a segurança, trabalha-se em conjunto”, complementou o Comandante da 2ª CIA, 1° Ten Hari Dallagnoll.