Assessoria - Os Vereadores de Nova Prata do Iguaçu prestaram uma homenagem a todos os Policiais Militares que trabalham no município. A solenidade de entrega da placa com a Moção Honrosa aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 18 de setembro, na Câmara de Vereadores do município.
Na ocasião os vereadores citaram o ato de bravura dos policiais no assalto ao Banco do Brasil, no dia 31 de julho. O vereador Vanderlei Orbem falou que "foi graças a um ato de bravura de um policial que foi possível identificar todos os membros da quadrilha e investigá-la, até que todos eles fossem presos".
No dia do assalto, durante uma troca de tiros, um dos criminosos foi morto na porta do Banco. Com isso, o serviço de inteligência conseguiu identificar o autor e consequentemente chegou aos seus comparsas. "Foi um serviço de investigação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Civil do Paraná", explicou o Comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Samir Wassouf.
No dia deste assalto, inclusive, um Soldado e um Sargento foram feitos reféns da quadrilha. Eles foram levados junto na fuga e soltos em uma estrada rural, tiveram suas armas e coletes roubados.
No roubo ao banco de Nova Prata do Iguaçu estavam cinco bandidos, um tinha sido morto no local e os outros quatro foram presos nos dias 13 e 14 de setembro. A operação que levou a prisão dos quatro membros da quadrilha foi realizada pela P2 da PMPR e pela Polícia Civil, contou ainda com o apoio do BOPE, COPE, helicóptero do GRAER e inclusive a PM de São Paulo apoiou a situação.
Na solenidade todos os vereadores manifestaram seu apreço pelo trabalho dos policiais. A vereadora Lieve Anzolin disse admirar a profissão "porque deixam as suas famílias para proteger as nossas". O Presidente da Câmara, Airton Pasqualon, ressaltou que "o trabalho em nossa cidade é exemplar e a Polícia sempre foi muito participativa, começando pelo Comandante deste Destacamento, o Cabo Gilmar Stefainski, que é conhecido de todos". O presidente ainda lembrou a importância do trabalho do Proerd comandado pelo 3º Sargento Ito Kruczkevicz.
O Subcomandante do 21º BPM, Capitão Edson Roberto Cechinel da Silva, lembrou que muitos dos PMs são filhos da cidade, assim como ele. "Ficamos felizes pelo reconhecimento da Câmara e pela prisão destes marginais, que esta parceria entre a Câmara e a PM continue sempre", finalizou o Capitão.
"Nós nos sentimos honrados em ver que nossos irmãos de farda, que põe em risco suas vidas em prol da comunidade, sendo reconhecidos. Estão fazendo um trabalho que está gerando frutos e a comunidade, através desta moção, demonstra que tem um sentimento de segurança que está sendo proporcionado pelo trabalho bem feito dos policiais", ressaltou o Comandante da 2ª Companhia do 21º BPM, 1º Tenente Hari Dallagnol.
Sd. QPM 1-0 Francine Herpich
Auxiliar de Comunicação Social do 21ºBPM