Assessoria - Na noite de segunda-feira, 14, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Salto do Lontra. Dentre os assuntos da pauta, os vereadores aprovaram por maioria de votos, 7 a 2, dois Projetos de Lei (80 e 81/2015) de autoria do Poder Executivo e uma Emenda Modificativa (01/2015) de autoria do Poder Legislativo.
O Projeto nº 80/2015 visa alterar os artigos 5º, 16, 30, 31 e 35 da Lei 101/2009 referente as normas e regulamentos para o exercício do comercio e prestação de serviço em locais públicos. De acordo com a justificativa “a referida alteração pretende criar novas medidas para a promoção do comércio e prestação dos serviços em locais públicos pelos cidadãos de Salto do Lontra. O Executivo pretende através de tais alterações fomentar o comércio local, com a venda de produtos em locais públicos, respeitados os termos da Legislação Municipal”.
Já o Projeto 81/2015 autoriza o Executivo Municipal a outorgar a concessão onerosa de uso de espaço público para exploração de serviços de vendas de alimentação, sorvetes, sucos, bebidas em geral e atividades correlatas ao ramo da alimentação na Praça Arnaldo Busato. Na justificativa consta que “a disponibilização do imóvel para exploração destes serviços deverá ser sempre realizada por meio de concessão, através de lei. Tal medida propicia meios para o desenvolvimento local, oferecendo aos usuários do referido espaço uma opção de lazer, na praça municipal, com a disponibilização para todos os freqüentadores da praça e não apenas para os clientes do concessionário, a utilização de banheiros públicos, a serem permanentemente mantidos em perfeitas condições de uso pelo concessionário, sem qualquer custo a municipalidade e aos cidadãos freqüentadores do local, uma vez que o local é constantemente freqüentado por diversas famílias, com crianças, adolescentes e que no local inexiste este tipo de serviço, tratando-se de matéria de interesse público. Ressalta-se, ainda, que o espaço destinado ao empreendimento será uma fração que será devidamente delimitada no processo licitatório, com parecer do Departamento de Urbanismo, que analisará o melhor local na área para o empreendimento, sem prejudicar o trânsito dos cidadãos na área principal da praça Arnaldo Busato”.
Quanto ao Projeto de Lei nº 81/2015, os vereadores Clair Bertonceli, Evelázio Ribeiro e Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) apresentaram a seguinte Emenda Modificativa: “Fica o Executivo Municipal autorizado a outorgar a concessão de uso de espaço público, para exploração de serviços de vendas de alimentação, sorvetes, sucos, bebidas em geral, exceto as que forem fornecidas em vasilhame de vidro e atividades correlatas ao ramo da alimentação na Praça Arnaldo Busato”.

Legenda: Grande número de pessoas esteve na Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira, 14. Ao fundo, em pé, o Presidente Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) declarando aberta mais uma sessão ordinária.