Assessoria - O Pátio de Máquinas da Prefeitura de Salto do Lontra passará a denominar-se Pátio de Máquinas Ari Ribeiro. O Projeto de Lei nº 08/2015 de autoria do Vereador Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) e co-autoria dos vereadores Marcos Perci Koerig, Clair Bertonceli, Edson Cancelier, Evelázio Ribeiro, João Carlos Dalberto - Carlão Verdureiro, Marcio Maria e Sandra Ribeiro, foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de segunda-feira, 14.
Histórico
Ari Ribeiro nasceu em 19 de julho de 1945 em Passo Fundo-RS. No ano de 1964 mudou-se para Salto do Lontra onde casou-se com a professora Inês Peron. Desta união, tiveram dois filhos: Welington Luiz Ribeiro e Douglas Antônio Ribeiro.
No inicio de suas atividades trabalhou como agricultor e comerciante, após, na gestão do Prefeito Joaquim Nazário, iniciou sua carreira como funcionário público municipal na função de mecânica da Prefeitura, onde trabalhou por 29 anos. Foi um dos primeiros mecânicos.
O funcionário público Ari Ribeiro era apaixonado e valorizava seu trabalho, mas acima de tudo, valorizada seus colegas, parceiros e amigos. Era sempre uma pessoa reservada, mas de fácil amizade.
Foi o primeiro defensor da Associação dos Funcionários Municipais, participando da diretoria. Afirmava que todos os funcionários deveriam trabalhar para o bem do município. Era considerado pelos servidores municipais e desempenha sua função como um mediador, sempre buscava garantir seus direitos e dos colegas de trabalho.
No reino de Deus, chamado mundo da realidade, encontra-se seu Ari Ribeiro. Faleceu a dez anos, em um trágico acidente que chocou funcionários, amigos e sua família. Deixou muitas saudades, mas também deixou bons exemplos e grandes amigos.
Ari Ribeiro detinha uma imagem de um verdadeiro trabalhador e funcionário público que cumpriu com seu dever, lutou neste município para que sua família tivesse uma vida digna. Sua memória jamais será apagada de nossas memórias, e dos colegas de trabalho, pois sempre dizia: “Os meus colegas de trabalho são meus irmãos de luta”.
O que mais gostava era onde trabalhava, queria que sempre estivesse em ordem, tudo caprichado, como dizia ele.
Hoje, buscamos homenageá-lo depois de dez anos de sua morte. Aliás, o que importa é reconhecer aqueles que dedicaram sua vida como funcionário público e contribuir para o desenvolvimento do município.
Por isso, tinha como sonho ter um ambiente de trabalho digno, como hoje se encontra o Pátio de Máquinas, moderno, capaz de atender as necessidades de quem desenvolve as atividades. Desejava isso também para seus colegas de trabalho.
Por fim, uma de suas afirmações era “quero que todos sintam a alegria de trabalhar neste local, onde doamos nossas vidas, dia após dia, eu adoro meu local de trabalho, adoro ser mecânico, amo o que eu faço, aqui ganho o pão de cada dia”.

Foto 1: Ari Ribeiro (em memória) é homenageado pela Câmara Municipal de Salto do Lontra. Pátio de Máquinas da Prefeitura levará seu nome.

Foto 2: Familiares de Ari Ribeiro (em memória) prestigiaram a sessão ordinária da Câmara Municipal de Salto do Lontra na noite de segunda-feira, 14. Eles agradeceram aos vereadores pela homenagem prestada.