Assessoria - O espaço de 60 m² localizado em Ampére, no Paraná, foi pensado para uma família que gosta de receber convidados para reuniões informais no conforto do lar, merece destaque! Afinal, a área gourmet que integra a cozinha, o home theater, a adega e a biblioteca, recintos que podem ser usados em conjunto e induzem a convivência por mais tempo, é o lugar ideal para recepcionar.
No ambiente, projetado pela designer de interiores da Simonetto, Luana Freire, três padrões de cores em MDF da marca predominam: o Fendi (tom nude com textura metalizada), o Cobre (tom terroso com textura também metalizada) e o Arenal (tom e textura de madeira natural). Segundo a profissional, a escolha da paleta de cores dos móveis se ateve às tendências mundiais apresentadas na mais recente edição da Isaloni, feira internacional do móvel de Milão, quanto a predominância de tons unicolores com amadeirados em segundo plano.
Os tons de fendi, cobre e madeira natural foram completados com o azul celeste, que formou a base de cores para a decoração do ambiente. Além disso, pontos de vegetação trouxeram vida ao local, destaca a designer.
O layout da cozinha em ilha possibilitou o uso de banquetas frontais e, ainda, um espaço na lateral abriga outras seis pessoas, que podem se sentar juntas, o que totaliza onze lugares. Nesse ambiente, grande parte do mobiliário foi produzido com a tecnologia Push to Open ou Fecho Toque, que permite abertura de portas e gavetas apenas com um toque, sem o uso de puxadores. A bancada e a cuba foram feitas em Ceaserstone, uma pedra mista que facilita cortes, moldagem e perfeição nas emendas. Ao se ter a própria cuba em pedra, facilita-se também a higiene e proporciona-se um aspecto ainda mais moderno ao móvel.
Na lateral do cooktop, o material também se moldou para criar um canal equipado para condimentos e temperos, facilitando o manuseio dos alimentos e preparo das refeições.Para deixar o espaço com um ar contemporâneo, os eletros utilizados foram todos da linha gourmet da Eletrolux, em aço escovado. Destaque para a coifa cônica, arrojada e moderna.
Como revestimento, destaca-se o uso do ladrilho português que imprime texturas étnicas, trazendo a sensação de família por meio dos traços que remetem a história e antiguidade dos desenhos primários. O toque de cor dos azulejos também contribuem para o aconchego e aguçam o paladar dos convidados.
As cortinas em linho deram continuidade a proposta de textura no ambiente. A opção por esse item em tecido, ao invés de persianas, se deve ao fato de que o caimento proporcionado oferece maior sensação de aconchego, deixando o espaço mais agradável e propício ao convívio. As persianas estão mais voltadas ao mundo corporativo. Em residências, sempre que possível, indicamos o uso de materiais que deixem o ambiente mais acolhedor, diz Luana.
Na bancada, um acessório recém-inserido no catálogo de produtos da Simonetto traz ainda mais praticidade para o dia a dia: trata-se da torre de tomada para que os eletros sejam facilmente usados na ilha da cozinha. Outros acessórios embutidos também se destacam no ambiente, como a lixeira embutida e o divisor de panelas.
A Adega
A adega se separa do ambiente por amplas portas em perfil alumínio com vidros na cor fumê, assim, o cantinho dos vinhos fica livre da claridade fazendo com que a bebida seja melhor conservada, mas ainda assim pode ser visualizada de fora para dentro, com toda a beleza dos aramados utilizados e do balcão em lacca na cor laranja.
Na lateral desse espaço, uma parede de vidro preenchida com rolhas chama a atenção. A ideia foi abrigar a coleção dos moradores, guardando memórias de bons momentos de forma decorativa e elegante.
A lareira, que fica acoplada a biblioteca, foi feita com a pedra Travertino romano bruto, que não absorve tanto o calor.
Na decoração, pontos chamativos na cor cobre combinam com outros elementos do ambiente, como as luminárias pendentes da ilha, a coluna de iluminação entre as poltronas da biblioteca, as panelas e os azulejos do revestimento em ladrilhos.
A decoração também ganhou romantismo e traços de casa da vovó com as louças escolhidas para o ambiente, todas brancas com leves impressões em textura de renda. Toda a proposta foi voltada para este lado familiar, com tradições e toques italianos. Isto também aconteceu no uso dos cestos para alimentos, nas colheres de pau que atuam tanto como decoração como utilitário, explica Luana.
Dicas da designer
Quando projetamos um ambiente, para dar mais leveza ao espaço, deixamos os elementos retos para os móveis planejados e buscamos trazer o movimento redondo, cônico e circular para alguns elementos extras do espaço, como luminárias, mesa, cadeiras, banquetas, itens decorativos e até mesmo para alguns eletros, como a coifa deste ambiente.
A mesa redonda, em frente à TV, foi pensada para beneficiar a circulação no espaço, sem criar bloqueios. Os pés da mesa foram criados com design arrojado a partir de envoltórios da Simonetto, mostrando a infinidade de possibilidades dos móveis planejados da marca.
Sobre a Simonetto Milímetro a milímetro
Fundada em 1987, a Simonetto conta com mais de 25 anos de experiência no mercado de móveis planejados para todos os ambientes (residenciais e corporativos), closets, dormitórios, home theaters e home offices. Em todos os segmentos oferece soluções práticas para projetos de alta qualidade, dentro do conceito de personalização com 100% de aproveitamento do espaço em altura e largura. Um de seus grandes diferenciais é que realizam a entrega de seus móveis aos lojistas com frota própria, o que torna o processo mais ágil. Possui mais de 50 lojas distribuídas pelo Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, além de uma loja no Paraguai. (www.simonetto.com.br)