Maurício Baú participou na tarde de sexta-feira, 04, em Santa Izabel do Oeste de uma reunião com a presença de aproximadamente vinte prefeitos de várias cidades da região. O encontro tratou sobre a atual crise econômica do país, que afeta também os municípios, e a adoção de medidas de contenção de despesas nas prefeituras.
O prefeito anfitrião, Moacir Fiamoncini, disse que o encontro foi produtivo. Tivemos uma reunião de trabalho muito importante e necessária. Pelo que vimos e ouvimos dos colegas prefeitos, a situação é basicamente a mesma em todos os municípios, ou seja, dificuldades financeiras que estão sendo enfrentadas devido a crise de nossa país, além do aumento da energia e outros fatores que influenciam diretamente nesse contexto e acrescentou algumas medidas deverão ser tomadas em cada município, mas é importante dizer que esta situação ocorre em todas as cidades concluiu.
O prefeito de Salto do Lontra, Maurício Baú disse que já estará adotando algumas medidas. A partir desta terça-feira, 08, já estaremos trabalhando em turno único para diminuirmos as nossas despesas e fecharmos o exercício de 2015 conforme preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, claro que alguns setores continuarão com as atividades normais, como no caso das áreas de saúde, educação e outras, em que os atendimentos são mais necessários e prioritários à nossa população e acrescentou pedimos a compreensão dos nossos munícipes, afinal, esta situação não ocorre apenas em Salto do Lontra, mas na maioria dos municípios concluiu.
Na próxima quinta-feira, 10, deverá ocorrer um novo encontro na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) em Francisco Beltrão, conforme destacou o prefeito de São João e Presidente da Entidade, Altair Vadeco Gaspareto. Infelizmente os municípios estão enfrentando uma situação muito difícil. Por isso, iremos realizar um grande encontro para encontrarmos alternativas de sairmos juntos desse momento. Esta reunião em Santa Izabel foi muito importante e agora mais do que nunca devemos estar unidos nos mesmos propósitos comentou.
Protesto dia 21
Representantes das 19 associações de municípios do Estado se reuniram na terça-feira, dia 1º, na sede da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), em Curitiba, e decidiram promover, em 21 de setembro, um Dia de Protesto para denunciar à sociedade a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras.
Liderados pelo presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, os prefeitos também decidiram aprofundar a economia de recursos que boa parte deles já adotam nas suas cidades, em vários itens, para evitar o agravamento das contas públicas dos seus municípios.
A AMP vai produzir uma campanha apartidária para denunciar a crise dos municípios e, depois, reproduzi-la em todas as regiões do Estado. Outra ação que deverá ocorrer no dia 21 de setembro será uma reunião com senadores, deputados federais e estaduais, provavelmente no Plenarinho da Assembleia Legislativa, para pedir o apoio dos parlamentares aos municípios.