Acidentes com mortes no sudoeste
Na tarde de sexta-feira, dia 28, aconteceu acidente de trânsito com duas mortes na PR 158, em Vitorino. Foi uma colisão frontal envolvendo um veículo Tiida, de Chapecó, um Bora, de Pato Branco, e um Corolla, de São Lourenço do Oeste. Leocádio Ulir Junior, 52 anos, condutor do Tiida, e Adão Luis Grasel, 52, passageiro do veículo, morreram. Jocemar de Marais, 5 anos, e Julio Cesar Dallabrida, 26, se feriram.
Outro acidente com morte aconteceu na noite de sábado, dia 29, na avenida Iguaçu, em Nova Esperança do Sudoeste. Um Kadet, conduzido por Iluir Telles, 37 anos, colidiu na traseira de um caminhão Cargo, que estava estacionado. Iluir morreu no local. O corpo foi necropsiado no IML de Francisco Beltrão.
Uma colisão traseira foi anotada na PR 459, em Mangueirinha, envolvendo uma moto, de Palmas, e um Monza, de Mangueirinha. Rodrigo Moreira, 34, condutor da moto, teve ferimentos leves.
Na PR 281, em Enéas Marques, a colisão foi entre um Symbol, de Cascavel, e um caminhão Scânia, de Toledo. Valdemar Conrado, 54, motorista do veículo, sofreu ferimentos.
Na PR 281, em ao Jorge do Oeste, houve colisão entre uma Toyota, de São Jorge, e um Palio, de Dois Vizinhos. Sandra Regina Bogoni, 48 anos, condutora do veículo, teve ferimentos graves. O motorista da Toyota, Leonardo Coelho da Cunha, 25, ficou com ferimentos leves.
Em Renascença, na PR 280, foi anotado tombamento de um caminhão Volvo, de Abelardo Luz. Keity Cezar de Oliveira Santos, 40, teve ferimentos leves e recebeu atendimento médico em Pato Branco.
Neste ano aconteceram 710 acidentes nas rodovias estaduais da região, com saldo de 52 mortes e 613 feridos.
Acidente envolvendo motoristas embriagados
Na madrugada de sábado, 29, aconteceu acidente de trânsito na avenida Julio Assis Cavalheiro em Francisco Beltrão. O condutor de um Gol perdeu o controle da direção e colidiu em um poste. Ele foi socorrido pelo Samu e conduzido ao hospital. Porém, estava causando tumulto no momento do atendimento. A Polícia Militar foi acionada e realizou o teste de bafômetro, que apontou resultado de 0,93 mg/l. Ele também não tinha carteira de motorista. Depois de receber atendimento médico, foi entregue na delegacia.
Em Outra ocorrência, no bairro Cristo Rei, também em Beltrão, a PM abordou uma moto. O condutor também estava embriagado, com resultado de 1,54 mg/l no teste de bafômetro. Em Pato Branco aconteceu colisão entre um Corsa e um Escort. Foi realizado o bafômetro e o motorista do Corsa apresentou resultado de 0,66 mg/l.
Polícia Ambiental apreende redes de pesca
Cerca de 100 metros de redes de pesca foram apreendidos pela Polícia Ambiental no Lago da Represa de Salto Segredo, em Mangueirinha. A ocorrência foi registrada sábado, 29, durante patrulhamento aquático.
O material apreendido foi recolhido ao pelotão e posteriormente será destruído. Os responsáveis pelas redes não foram identificados. A Polícia Ambiental alerta que a pesca com redes só é permitida a pescadores profissionais. O uso indevido caracteriza crime ambiental e a pena pode chegar a três anos de detenção, além de multa.
Apreensões de maconha
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 10,8 quilos de maconha. A droga estava na bagagem de uma adolescente de 16 anos que estava em um ônibus que fazia a linha de Campo Grande e Florianópolis. O coletivo foi abordado na BR 163, em Realeza. A menor disse que pegou a droga em Ponta Porã e estava levando para Blumenau.
Outra apreensão de maconha foi em Francisco Beltrão, na noite de sexta-feira, 28, no bairro Industrial. A PM abordou um casal de adolescentes. Com eles foram encontradas 57 gramas de maconha. Na casa do rapaz os PMs localizaram mais 180 gramas da droga e uma balança de precisão. Durante a abordagem os menores receberam várias ligações de pessoas solicitando drogas. Os dois foram entregues na delegacia.
Apreensão de arma
Policiais militares de São Jorge do Oeste apreenderam um revólver e detiveram dois rapazes. Os policiais foram acionados para a PR 475 onde um veículo estava estacionado em um ponto de ônibus com som alto, causando perturbação de sossego. Moradores das proximidades também ouviram alguns disparos de arma de fogo. No local indicado foram abordados dois rapazes e duas moças. No carro os PMs localizaram um revólver, calibre 32, numeração raspada, com três cartuchos intactos e três deflagrados. Um dos homens portava mais cinco cartuchos. Os dois foram detidos.
Menor estuprada em Capanema
Na tarde de sábado, dia 29, o Conselho Tutelar de Planalto localizou uma menor, de 13 anos, moradora em Capanema, que estava desaparecida desde quinta-feira, dia 27. A menor relatou que passou duas noites em uma casa no bairro São Cristovão, em Capanema, onde foi obrigada a ingerir bebida alcoólica e manter relações sexuais com vários rapazes. Na tarde de sábado foi ameaçada por um deles, que estava de posse de uma faca, e posteriormente foi deixada na casa de sua tia, em Planalto.
Policiais militares de Planalto e Capanema foram até o endereço indicado pela menor onde encontraram vários indivíduos que foram reconhecidos como sendo os que a violentaram e ainda duas menores, ambas de 16 anos. Todos foram conduzidos para a delegacia de Capanema. Teste de alcoolemia comprovou que a menor havia ingerido bebida alcoólica. Ela foi encaminhada ao IML de Francisco Beltrão para exames de conjunção carnal.
Assassinato em Pato Branco
Na madrugada de domingo, dia 30, às 02h00, aconteceu homicídio em frente a um clube de danças nas margens da PR 280, em Pato Branco. Edivaldo de Oliveira, 32 anos foi morto a tiros. A polícia apurou que a vítima estava saindo do local em um Monza quando um rapaz parou em frente ao carro, sacou uma arma e efetuou vários disparos. O homem ferido foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu. O autor do crime está foragido.
Outro crime foi praticado em Palmas, no bairro Lagoão, na tarde de domingo, dia 30. Nelson Mota da Silva, 38 anos, foi lesionado na cabeça e entrou em uma residência para se refugiar. O morador acionou o Samu, que constatou que ele já estava morto. A polícia realiza investigações para apurar as circunstâncias da morte e identificar o autor do crime.
Rapaz baleado ao tentar assaltar policial
Na madrugada de domingo, 30, três rapazes tentaram tomar um veículo de assalto em Pato Branco. Eles só não imaginavam que a vítima é policial, que reagiu e baleou um dos assaltantes, de 18 anos, que foi alvejado nas pernas. Os outros dois correram. Um deles, de 17 anos, acabou apreendido. Com eles a polícia apreendeu um revólver e um simulacro de pistola. Em Palmas, no bairro São Francisco, foi tomado de assalto um Palio branco, placas MBR 9615. O dono do carro, de 23 anos, disse que foi dominado por três homens e que eles portavam uma espingarda e um revólver.
Infrações de trânsito em Nova Prata e Salto do Lontra
A Polícia Militar de Nova Prata do Iguaçu registrou várias ocorrências no final de semana. No centro da cidade foram flagrados três indivíduos embriagados um deles menor de idade. Os dois homens foram detidos e encaminhados a Delegacia de Polícia de Salto do Lontra. O menor foi conduzido ao Conselho Tutelar. Vale lembrar que vender ou fornecer bebida alcoólica para menor de idade é crime.
Na Rua Jabuticabeira houve acidente de trânsito. Um veículo colidiu na parede do Ginásio de Esportes. Porém, quando a Polícia Militar chegou o motorista já havia saído com o carro. No local foi encontrada apenas uma peça de um veículo da marca Renault e marcas de tinta prata.
A PM de Nova Prata também registrou infrações de trânsito. No Bairro São Jorge foi abordada uma Moto Honda CG 125 Titan, placa APF-7964. O condutor não possuía Carteira de Habilitação e a moto estava com a documentação em atraso.
No centro da cidade foi apreendido um Gol, placas HRP-3023. O carro estava rebaixado e com débitos na documentação. Já o condutor com a permissão para dirigir suspensa.
Na Avenida Iguaçu foi abordado um Opala, placas ABV-0548 que estava rebaixado. Além disso, o motorista não possuía Carteira de Habilitação. O carro foi apreendido.
Na Rua Josá de Souza foi abordado um Gol, placas CDB-8742 que estava com débitos na documentação e era conduzido por um menor de idade. Também foi apreendido.
Em Salto do Lontra a Polícia Militar também registrou infração de trânsito. Foi na noite de sábado, 29, na Avenida Nicolau Inácio onde a PM flagrou o motorista de um veículo Pálio de cor vermelha efetuando manobras perigosas. Houve tentativa de abordagem, porém, o condutor não atender a ordem de parada e fugiu. Através da placa do carro foi emitida notificação de trânsito.