Assessoria - Na quarta-feira 19 de agosto de 2015, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, juntamente com a Equipe do Centro de Referência da Assistência Social o CRAS Espaço da Cidadania realizaram o 1º Encontro Temático dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município.
O Encontro foi convocado pelo Edital 001/2015 e teve como Tema: Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a Transversalidade como radicalidade dos direitos humanos.
Participaram das atividades 123 pessoas, sendo 63 beneficiários do Programa Bolsa Família e BPC e 60 participantes do público em geral, dentre representantes de entidades governamentais, usuários da política da pessoa com deficiência, entre outros.
O evento iniciou às 13h30min com o credenciamento e registro nas carteirinhas dos beneficiários do Programa Bolsa Família e dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC). Na sequência a Secretária de Assistência Social Senhora Odilmara Terezinha Dreves Freitas iniciou a tarde de trabalhos, dando boas vindas aos presentes e agradecendo o comparecimento. Ainda saudou a presença da equipe do Escritório Regional que se fizeram presentes, Jovielle, Maristela Seleski e Franciele Schmitz - Chefe do Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social em Francisco Beltrão que falou em nome do Escritório Regional.
Após a apresentação de vídeo sobre os direitos da pessoa com deficiência, a Secretária de Assistência Social abordou em sua fala que o Encontro é realizado para ressaltar direitos das pessoas com deficiência, compreendê-los para poderem ser exigidos, e que este encontro deve ser realizado como um diálogo, onde haja troca de conhecimento, esclarecimento de dúvidas e sugestões a serem levantadas.
A Assessora Jurídica do Município Dra. Alessandra Jeronimo Paganini apresentou o conceito de deficiência, alguns índices nacionais, do estado e do município, bem como falou sobre o acesso da pessoa com deficiência ao trabalho, educação, benefícios socioassistenciais, entre outros.
Os participantes realizaram ainda trabalhos em grupos para a elaboração de propostas apresentadas na plenária final e também escolheram delegado e suplente da sociedade civil para representar o Município nas próximas etapas, sendo eleita como Titular Claudinéia Lunkes Cremonese, Assistente Social da APAE, e como suplente Rosane Regina Grassi Resende, Diretora da APAE.
Para finalizar foi realizado sorteio de algumas lembranças, feito avaliação do evento por meio de questionário objetivo, e servido café de encerramento organizado pela equipe do CRAS.